Mutirão de regularização fundiária atende mais de 47 famílias, cadastramentos continuam na Secretaria de Finanças Públicas

Mais de 47 famílias foram atendidas no mutirão de cadastramento do REURB (Regularização Fundiária Urbana), realizado no último sábado (2), na Escola Municipal Leontina Luciana da Silva. A população recebeu orientações e fez o cadastramento dos imóveis para regularização. Os atendimentos e informações continuam na Secretaria de Finanças Públicas ou pelo WhatsApp: (67) 99877-9628.

Estão aptos a participar do cadastramento as famílias que ocupam lotes irregulares desde antes da data de 22 de dezembro de 2016, e que comprovem a posse através de fatura de conta de energia elétrica ou água, requerimentos apresentados a órgãos públicos, matrícula escolar, cadastro comercial, caderneta de vacinação, cadastro de aposentadoria, Certidão da Justiça Eleitoral ou cartão do SUS.

Além do documento para comprovar a posse os interessados devem levar os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento), comprovante de renda, certidão negativa de débitos municipais e comprovação de que não é proprietário de outro imóvel (certidão negativa de registro de imóveis).

O REURB divide-se em REURB-S destinado a regularização de imóveis de interesse social, ocupados por famílias com renda de até 5 salários mínimos e o REURB-E para famílias que não se enquadram como de baixa renda.

Para o prefeito Gustavo Sprotte o REURB é uma oportunidade para regularização dos imóveis garantindo segurança jurídica para as famílias. “Além da valorização, a legalização garante o reconhecimento do direito de propriedade do imóvel e a efetivação da sua  função social. Muitas vezes as famílias tem comércio em suas casas e não conseguem regularizar o seu negócio ou não têm acesso a financiamento para promover melhorias, por isso essa é uma ação que garante dignidade às pessoas”.

Fotos: Claudelaine Paiva