Empréstimo em análise na Câmara vai garantir asfaltamento e uma nova escola municipal

Terreno onde vai ser construída nova escola municipal

Concessão do financiamento pela Caixa Econômica Federal passa por rígida avaliação de viabilidade, análise técnica e compliance, recursos só podem ser gastos na execução das obras e são liberados pelo banco conforme o andamento e a conclusão das etapas do projeto

A Prefeitura de Bandeirantes enviou a Câmara Municipal projeto de lei solicitando autorização do legislativo para contratação de empréstimo junto a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 25 milhões, o dinheiro será investido em obras de asfaltamento e drenagem de 7,5 Km de ruas e a construção de uma nova escola para atender o aumento do número de alunos matriculados no município.

Os recursos são provenientes do Programa Finisa (Financiamento a Infraestrutura e Saneamento), destinado exclusivamente ao financiamento de obras de infraestrutura nos  municípios e estados. Em Mato Grosso do Sul outras cidades estão com obras em andamento através dessa linha de crédito. Ribas do Rio Pardo financiou R$ 55 milhões pelo programa, Selvíria, R$ 30 milhões.

As vantagens desse tipo de financiamento, realizado com banco público, é o prazo de carência de 24 meses para começar o pagamento, e a taxa de juros inferior a Taxa Selic do Banco Central. Após os dois anos de carência o município têm 96 meses para concluir o pagamento do empréstimo.

Para o prefeito Gustavo Sprotte esta é uma oportunidade para avançar no desenvolvimento de Bandeirantes. “As condições do financiamento são muito boas e permitem que o município invista em obras que vão dar uma nova cara para a cidade, com as ruas asfaltadas e mais uma escola pública para as nossas crianças e jovens, permitindo  a diminuição do número de alunos por sala e a melhoria na qualidade da educação”.

“Apesar da crise que afeta diversos municípios, nós conseguimos, com muito trabalho e planejamento, equilibrar nossas contas e cumprir com as nossas obrigações de pagamento. Nenhum município, mesmo de grande porte, consegue hoje em dia realizar obras dessa proporção sem financiamento, e nós temos condições, até pelo saneamento das nossas contas, de honrar com mais esse compromisso em benefício da população” afirmou o prefeito.

Após a assinatura do contrato os recursos são liberados em até 90 dias para o início das obras.