Prefeito garante R$ 250 mil em emendas parlamentares para a saúde e educação de Bandeirantes

O governador afirmou que amanhã (17) serão repassados para as prefeituras os recursos destinados aos Fundos Municipais de Saúde

O prefeito de Bandeirantes Gustavo Sprotte participou hoje (16), pela manhã, da assinatura do governador Eduardo Riedel da autorização do repasse das emendas dos deputados estaduais ao orçamento de 2023. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa, às 9h.

O município vai receber 4 emendas, totalizando R$ 250 mil. A área da saúde vai receber R$ 150 mil, sendo que R$ 100 mil do deputado Márcio Fernandes e R$ 50 mil do deputado Coronel David. Os recursos serão transferidos diretamente do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal e serão empregados em despesas de custeio.

A outra área contemplada é a educação, com uma emenda de R$ 50 mil do deputado estadual e presidente da Assembleia Gerson Claro, que serão investidos na compra de equipamentos para a Escola Municipal Leontina Luciana da Silva e, R$ 50 mil do deputado Lucas de Lima, que serão repassados para a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).

O prefeito agradeceu os deputados e o Governo do Estado pela destinação das emendas para Bandeirantes. “A saúde e a educação são prioridades da nossa gestão, por isso, recorremos aos nossos parlamentares para sensibilizá-los sobre a necessidade desses investimentos em nosso município, sempre fomos muito bem recebidos e, agora, viabilizamos esses recursos que serão revertidos em benefícios para a população”.

“Nosso desenvolvimento passa por uma educação de qualidade e pela atenção à saúde dos bandeirantenses”, afirmou o prefeito.

Na avaliação do governador Eduardo Riedel, a sociedade ganha com a liberação dos recursos na parceria com a Assembleia Legislativa. “É um dia extremamente representativo não só para essa Casa, mas para o Governo do Estado e para toda a sociedade sul-mato-grossense. Nós vemos o saguão da Assembleia Legislativa ocupada por lideranças de todos os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, de representantes da sociedade civil, de pessoas que fazem as coisas acontecerem no dia a dia do Estado. Essas instituições lutam bravamente no dia a dia procurando atender uma demanda da sociedade que muitas vezes o braço do Estado não alcança”, disse o chefe do Executivo.

Serão repassados R$ 48 milhões para os 79 municípios do Estado referentes ao orçamento de 2023. Quase 70% do valor das emendas (R$ 32 milhões) é destinado para a área de saúde. sendo que quase R$ 22 milhões serão transferidos amanhã (17) do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais, para as ações municipais, e o restante assim que a documentação for entregue.

Na sequência, as outras áreas com maior destinação de recursos são assistência social (R$ 8,7 milhões) e educação (R$ 5,5 milhões), mas há emendas também para áreas como desenvolvimento, cultura e esporte.

Fotos: Sauer