Merendeiras das escolas municipais de Bandeirantes participam de concurso gastronômico do Sebrae

Desafio faz parte do Programa Cidade Empreendedora e conta com a participação de 27 municípios do estado

Acontece hoje (8) no Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Railson Ferreira dos Santos, o 2º Desafio Estadual das Merendeiras, etapa municipal do concurso promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Bandeirantes. O evento é aberto à população e terá início às 18h.

Durante o concurso as merendeiras terão que apresentar a receita de um prato à partir da capacitação realizada pelo Sebrae, a 1ª colocada estará classificada para participar da etapa estadual que vai ocorrer em Campo Grande em data a ser definida pela organização.

Para o prefeito Gustavo Sprotte o desafio é uma oportunidade de qualificação para as merendeiras do município e também de mostrarem suas habilidades gastronômicas. “É muito importante essa valorização e reconhecimento pelo que as nossas profissionais fazem no dia a dia, sabemos que uma alimentação equilibrada contribui no desenvolvimento educacional das nossas crianças e jovens”, afirmou.

Segundo o coordenador de Compras Públicas do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, as receitas deverão ser produzidas de acordo com as regras previstas pela competição. Não será permitido o uso de alimentos ultraprocessados, além disso, os participantes terão que utilizar a carne bovina, carne suína, peixe ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar previstos no edital.

“Aderimos a esses critérios, pois queremos incentivar os municípios a adquirirem os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de estimular a criação de cardápios mais saudáveis a partir de hortaliças, leguminosas e frutas. No ano passado, o desafio foi um sucesso com resultados positivos nesse contexto, tanto que temos 19 municípios que participam da disputa pela segunda vez e oito novas cidades”, destacou Marcus.

Workshop

A programação do desafio começou ontem (7) com um workshop para as merendeiras da Rede Municipal de Ensino ministrado pelo chef de cozinha Paulo Vasconcelos que demonstrou o potencial da utilização de alimentos provenientes da agricultura familiar na preparação das refeições dos estudantes.