Assessoria de comunicação da Prefeitura de Bandeirantes participa de encontro on-line do Programa Cidade Empreendedora

Boas práticas em assessoria de imprensa e redes sociais foram temas abordados em iniciativa realizada pelo Sebrae/MS

Por Natalie Malulei
 

“Cidade em Pauta: Estratégias de sucesso para comunicação do seu município” foi o tema de um encontro on-line realizado, pelo Sebrae/MS, na última sexta-feira (30), com a participação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bandeirantes. Voltado para profissionais de comunicação que atuam nas equipes de Marketing e Assessoria de Imprensa dos municípios que aderiram ao programa Cidade Empreendedora a iniciativa teve o objetivo de promover a troca de experiências e estimular a adoção de boas práticas.

Executado pelo Sebrae em parceria com as prefeituras municipais, o Cidade Empreendedora, oferece, entre as iniciativas, o suporte à comunicação dos municípios que aderiram ao programa. Com a proposta de auxiliar os profissionais e apoiar a divulgação assertiva de ações realizadas pelos órgãos públicos em diversos canais de comunicação, o evento promoveu uma palestra que expôs estratégias capazes de gerarem resultados positivos.

O prefeito Gustavo Sprotte saudou a parceria com o Sebrae e destacou a importância da comunicação para aproximar a população da gestão e garantir uma informação de qualidade para a população. “A prefeitura presta diversas serviços de utilidade pública e muitas vezes isso não chega aos moradores, aqui em Bandeirantes estamos buscando nos comunicar cada vez melhor para garantir o acesso a informação e a transparência na administração”.  

O conteúdo abordado reforçou importância da presença do órgão público nos canais de comunicação, tanto on-line, quanto offline. Também mostrou a necessidade de uma boa Identidade Visual no processo de comunicação, além de apresentar boas práticas em Assessoria de Imprensa e dicas voltadas para atuação dos municípios nas redes sociais.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o poder público deve ser transparente, se fazer presente e dialogar com a sociedade e os canais de comunicação são ferramentas importantes nesse processo. “Se comunicar de forma assertiva é uma maneira de o município se aproximar da população e reforçar o protagonismo da administração pública como órgão capaz de promover a transformação e possibilitar melhorias para a cidade. Com o encontro, o Sebrae, mais uma vez, promove a troca de informações para colaborar com esse processo”, ressaltou Tito.

Dicas para obter melhor resultado nas redes sociais fizeram parte do encontro on-line “Cidade em Pauta”.

Cidade Empreendedora

Neste ano, sete novos municípios de Mato Grosso do Sul aderiram ao programa e integram o ciclo 2022/2023: Aparecida do Taboado, Brasilândia, Deodápolis, Ladário, Miranda, Paranaíba e São Gabriel do Oeste. Em 2023, outras 19 cidades renovaram a parceria com o Sebrae/MS e fazem parte do ciclo “Expansão”, que oferece um novo pacote de soluções para municípios que já foram acompanhados no ciclo 2021/2022, e entram em uma nova fase de trabalho.

Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos compõem atualmente o ciclo Expansão.

No total, 37 municípios fazem parte do programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul, também são acompanhados pela iniciativa: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo. Em 2022, o mesmo evento foi realizado para os profissionais das equipes de comunicação das prefeituras que atuam nesses municípios.

Por meio do programa, as cidades participantes recebem ações para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. As iniciativas envolvem a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.