Escola Patotinha recebe premiação estadual pela qualidade na alfabetização das crianças

A premiação é reconhecida como o “Oscar da Educação” e envolve todos os municípios do estado

Ontem (28) foi um dia de muita emoção e alegria para toda a equipe da Escola Municipal Patotinha, o motivo estava a 70 km de Bandeirantes, mais precisamente no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo em Campo Grande. A escola foi uma das 30 premiadas pelo Programa MS Alfabetiza do Governo do Estado e vai receber R$ 80 mil para serem investidos em ações educacionais.

O governador Eduardo Riedel participou da cerimônia de premiação e destacou a importância da parceria entre o estado e os municípios. “Precisamos de todos engajados, por isso a parceria com os municípios e demais entidades é tão importante e funcionou bem. Afinal, o aluno é um só, e a nossa capacidade de articulação é determinante para o sucesso educacional”, afirmou Riedel.

O prêmio avalia os resultados da alfabetização das crianças através de critérios como o número de alunos por sala e os resultados da avaliação do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação básica de Mato Grosso do Sul) e do IDAMS (Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul).

O prefeito Gustavo Sprotte e a vice Gediana Rocha estiveram hoje (29) pela manhã na escola para a entrega dos uniformes, e o chefe do executivo comentou a importância da premiação. “Toda a equipe da Patotinha está de parabéns. Esse resultado faz parte de um esforço coletivo que envolve a Secretaria de Educação, a diretora Marileida e toda a sua equipe, que com carinho, responsabilidade e dedicação oferecem educação de qualidade para as nossas crianças e fazem que o município seja reconhecido como referência de alfabetização no estado”.

O secretário de Educação do Estado Hélio Daher explicou que o programa tem o foco na alfabetização. “O que importa é que a criança precisar ser alfabetizada. E temos dados que comprova a melhoria dos índices de educação deste aluno”, afirmou.

Estiveram na cerimônia para receber a premiação o secretário  de Educação Humberto Afonso da Silva, a diretora da Escola Marileida Jacinto de Oliveira, a coordenadora Tânia Alves e a professora do 2º ano Kellyane Cristhian.

“Nosso governo têm investido na educação, a alfabetização é que vai garantir o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da educação básica, esse prêmio demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário.

O programa é realizado em parceria com a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Undime, Assomasul e Fadeb-MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul).