Secretaria de Desenvolvimento e Turismo leva noções de empreendedorismo para jovens do ensino médio

Pesquisa do Sebrae mostra que em 2022 quase 70% da população brasileira adulta estava envolvida com empreendedorismo

 

Segundo o dicionário Michaelis empreender significa pôr em execução, fazer ou realizar. Este conceito vem cada vez mais fazendo a cabeça dos jovens no mundo inteiro que, frente aos desafios que se impõe no mundo moderno, se lançam a buscar novos produtos e alternativas de negócios e serviços. Pensando nisso o secretário de Desenvolvimento e Turismo Valdir Péres realizou hoje (26) palestra sobre o tema para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Ernesto Solon Borges.

Para o secretário quanto mais cedo os jovens se atentarem para as oportunidades de negócios que surgem todos os dias, mais fácil vai ser para esse jovem conseguir uma colocação no mercado. “Todos podem empreender, essa capacidade está dentro de nós. É importante que o jovem identifique suas habilidades, se qualifique e não deixe de sonhar”, destacou. 

O Brasil apresenta grande potencial para o empreendedorismo. De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de Empreendedorismo é de 38,7 (2019), segundo melhor patamar total de empreendedores, desde 2002. São mais de 53,4 milhões de brasileiros se dedicando ao negócio próprio.

A pesquisa também mostra que em 2019, o país atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, quando uma empresa possui menos de 3,5 anos de existência, a maior já alcançada. O estudo foi realizado com 55 países – na ocasião, a marca foi superior às registradas nos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).