Hiperdia do ESF Ciro Abdo realiza mais de 55 atendimentos à população de Bandeirantes

Quem foi até o CRAS pode desfrutar de um café da manhã saudável e ainda concorrer a cestas de verduras e legumes

Levar informação conscientizando a população sobre a importância de hábitos saudáveis e o controle da diabete e da hipertensão, se esse era o objetivo da equipe do ESF Ciro Abdo, o resultado foi melhor do que o esperado. Pelo menos essa foi a impressão da sra. Regina Antunes Coelho, “eu achei lindo, muito bom mesmo, nunca tinha participado e aprendi a questão da alimentação e sobre a higiene das mãos”, disse com brilho nos olhos.

E essa alegria pode ser vista no rosto das dezenas de pessoas que passaram pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) na manhã de hoje (7). Além de ter acesso a atendimento médico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e troca de receitas, quem foi ao Hiperdia também pode ouvir dicas sobre alimentação e hábitos saudáveis.

Para o prefeito Gustavo Sprotte a iniciativa da Secretaria de Saúde e do ESF mostra a preocupação que a administração municipal tem com o bem-estar da população de Bandeirantes. “Ações como essa reforçam o compromisso que toda a equipe da saúde e o secretário Jair Pereira tem com a nossa comunidade. A prevenção e o controle são muito importantes no caso dessas doenças e, à partir dessas iniciativas, conseguimos difundir boas práticas para uma vida saudável”.

A coordenadora do ESF Alessandra Dziubate também parabenizou a sua equipe e agradeceu a população que compareceu ao Hiperdia, “foi feita uma mobilização pelos Agentes Comunitários de Saúde entre o público atendido no Ciro Abdo mas a resposta da comunidade superou as nossas expectativas, ficamos muito felizes em atingir nosso objetivo”, comemorou.

De acordo com publicação do Ministério da Saúde, a diabetes e a hipertensão são os principais fatores de risco à saúde no Brasil, estima-se que 12,3 milhões de pessoas vivam com diabete e outras 36 milhões com a hipertensão, abaixo você pode conferir algumas dicas da nutricionista Iriá Niedemeyer sobre alimentação saudável.

1) Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
2) Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
3) Limitar o consumo de alimentos processados;
4) Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
5) Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
6) Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
7) Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
8) Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
9) Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
10) Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Confira também o Guia Alimentar para a População Brasileira neste link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf