Programa Campo Mais Seguro chega a Bandeirantes para garantir mais segurança na zona rural

Com a expansão do programa a região vai contar com mais uma equipe de policiamento para atender as zonas rurais de Bandeirantes e Jaraguari. O produtor vai poder informar sobre eventuais furtos sem precisar vir até a cidade

Em cerimônia realizada ontem (5) no Sindicato Rural de Bandeirantes foi anunciada, pelo comandante do Policiamento Metropolitano de Campo Grande e Região Coronel Emerson de Almeida Vicente, a expansão do Programa Campo Mais Seguro – Patrulhamento Rural, do Governo do Estado, para Bandeirantes e Jaraguari. O programa visa prevenir a ocorrência de roubos e furtos na zona rural através do cadastramento e monitoramento das propriedades. 

O prefeito Gustavo Sprotte comemorou a inclusão da cidade no projeto, “vai trazer mais segurança para os nossos produtores”. Ele fez questão ainda de agradecer o governador Eduardo Riedel e o comandante da Polícia Militar. “Agradecemos as autoridades estaduais que, com integração e tecnologia, vão garantir maior tranquilidade para o campo, colaborando com o desenvolvimento do município”.

Programa Campo Mais Seguro

“Os produtores rurais que tiverem interesse em participar do programa deverão entrar em contato pelo Whats App solicitando a visita do patrulhamento rural. Os policiais vão até a propriedade e realizam o cadastro do produtor, com todas as informações do imóvel, que são salvas em um aplicativo administrado pela PM” explica o tenente-coronel Maurício Pavão Flores, comandante do 9º Batalhão.

Com essas informações é realizada uma vistoria de segurança que leva aos produtores orientações sobre como proteger suas propriedades através de pequenas medidas, como melhoria na iluminação, fechamento dos galpões com cadeado, controle de acesso, contagem periódica do rebanho e critérios para contratação de funcionários.

Segundo o comandante após a concordância do produtor em aderir ao programa “é instalada uma placa na propriedade indicando que aquela área é monitorada pela patrulha rural”. Também é criado um grupo de Whats App com os moradores daquela região para troca de informações sobre segurança e reuniões periódicas com a comunidade. 

Para o presidente do Sindicato Rural de Bandeirantes Luiz Antônio Enderle Bannak a patrulha rural vai trazer mais segurança para a região. “O programa é um tripé que envolve os sindicatos, a Polícia Militar e a comunidade e veio para amenizar o problema dos furtos que estão acontecendo nas propriedades rurais”.

O programa conta com o apoio da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), do Sindicato Rural de Bandeirantes, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal. 

 

Confira a cartilha com dicas de segurança no campo: https://www.pm.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/Dicas-de-Seguranca-Campo-Mais-Seguro-Leitura-1.pdf

 

Ricardo Maia / Asscom