Secretaria de Saúde promove busca ativa para a vacinação contra a gripe

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) foram notificados 10 casos de gripe entre os dias 23 e 30 de maio em Bandeirantes. Vacinas também estão disponíveis na Rede Municipal de Saúde

Equipes da Secretaria de Saúde do município estão realizando, durante essa semana, busca ativa em empresas, órgãos públicos e no comércio para a vacinação contra a gripe. A medida deve-se aos baixos índices de vacinação, segundo dados da SES só 41% da população sul-mato-grossense recebeu a dose do imunizante, sendo que o ideal, segundo o Ministério da Saúde, é de 95%.

E os efeitos da baixa imunização estão sendo sentidas nas unidades de saúde e hospitais, com o aumento da demanda por consultas e de pessoas hospitalizadas. O último boletim epidemiológico da SES, divulgado na terça-feira (20), mostra que existem 300 pessoas hospitalizadas no Estado, sendo que 33% são crianças, entre 1 e 9 anos.

O prefeito Gustavo Sprotte afirma que a ação visa aumentar a imunização no município, prevenindo casos graves e hospitalizações. “É importante que a população se vacine, estamos chegando no inverno, que é a estação em que historicamente há um aumento no número de casos, por isso estamos mobilizando nossas equipes para garantir a saúde da população”.

Ontem (2) a equipe da Secretaria esteve na Prefeitura aplicando as vacinas nos servidores, segundo a enfermeira Fernanda Rodrigues Coelho, superintendente de Vigilância Epidemiológica do município, algumas pessoas ficam receosas em se imunizar, “por isso estamos fazendo a busca ativa e também levando informação para as pessoas sobre a segurança das vacinas e os benefícios que elas trazem”.

O secretário de Saúde Jair Pereira informou ainda que o município vai estender a campanha de vacinação até o final de junho ou enquanto durarem os estoques do imunizante. “A população precisa se conscientizar, cada vez mais, sobre a necessidade de se vacinar, estamos prorrogando a campanha e indo até a população para aumentar nossos índices e proteger as pessoas”.

O que é a Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves. Os quadros graves ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, lactentes no primeiro ano de vida e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

Confira aqui informações adicionais sobre a segurança e efetividade das vacinas produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ): https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/vacinas-seguranca-e-eficacia-em-prol-da-populacao