Hiperdia leva informação sobre diabete e hipertensão para população de Bandeirantes

Foram realizados 50 atendimentos e quem foi ao local pode degustar um café da manhã saudável preparado especialmente para o evento

De acordo com publicação do Ministério da Saúde, a diabetes e a hipertensão são os principais fatores de risco à saúde no Brasil, estima-se que 12,3 milhões de pessoas vivam com diabete e outras 36 milhões com a hipertensão. Pensando nisso o ESF Gedeão Nogueira e a Secretaria de Saúde promoveram, na sexta (26), o Hiperdia, que é o programa para a melhoria do controle e da prevenção dessas doenças desenvolvido pela atenção básica à saúde.

A ação, que aconteceu no salão da Igreja São José, começou com uma apresentação cultural do Maestro Wesley Alves e contou com diversas atividades como palestra, informações sobre alimentação saudável, consultas médicas, psicológicas, avaliação odontológica, atendimento farmacêutico e aferição da glicemia, pressão arterial e índice de massa corporal.

O prefeito Gustavo Sprotte destacou a importância dessas ações de conscientização e cuidado com a saúde. “A atenção básica é muito importante para fazer o acompanhamento e a prevenção de doenças, sabemos que a diabete e a hipertensão são males que atingem uma grande parcela da população, temos que estar atentos e buscar levar a informação sobre uma vida saudável”.

Segundo a enfermeira Priscila Chamorro, organizadora do evento, o objetivo é trazer o posto de saúde para mais perto da comunidade, “por isso estamos com toda a nossa equipe multidisciplinar trazendo conhecimento para a população”.

A Hipertensão Arterial Sistémica (Has) e o Diabetes Mellitus (DM) são doenças crônicas que não têm cura, mas podem ser controladas com medicamentos e bons hábitos de vida, como exercícios físicos, alimentação saudável e sem bebida alcoólica. Do contrário as duas doenças costumam ter consequências graves.

“Estamos realizando esse dia para explicar o que é diabete e pressão alta e como se prevenir. Temos aqui uma nutricionista para fazer avaliações e indicar hábitos saudáveis de alimentação”, destacou Josyel Paixão, diretor do ESF Gedeão Nogueira.

Para Manoel Porcino de Aráujo, usuário do ESF o evento foi “maravilhoso, é bom para toda a sociedade, quem não quer ter saúde? Nós precisamos de remédio, médico e assistência e estamos tendo”. Ele contou ainda que realizou exame de pressão e diabete.

Abaixo você pode conferir as dicas da nutricionista Iriá Niedemeyer:

1) Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
2) Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
3) Limitar o consumo de alimentos processados;
4) Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
5) Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
6) Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
7) Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
8) Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
9) Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
10) Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

 IN NATURA OU MINIMAMENTE PROCESSADOS: Alimentos in natura são os obtidos diretamente da natureza, provenientes de plantas ou animais, tais como grãos, tubérculos, frutas, hortaliças, carne, leite e ovos. Quando os alimentos in natura passam por alterações mínimas – limpeza, empacotamento, secagem, moagem, congelamento –, eles se tornam minimamente processados.

 ALIMENTOS PROCESSADOS: São produtos relativamente simples, fabricados com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a um alimento in natura, como conservas e queijos, ou, ainda, como os pães, que são feitos com farinha de trigo, água, sal e fermento;
 ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS: São produtos fabricados com pouco ou nenhum alimento in natura, mas que levam muitos ingredientes de uso industrial (de nomes pouco familiares). Biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo são exemplos desse tipo de alimento.

Confira o Guia Alimentar para a População Brasileira:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf