Bandeirantes participa de seminário sobre turismo promovido pelo Sebrae

O Sebrae/MS realizou, na quinta-feira (18), o Encontro de Secretários de Turismo com foco no compartilhamento de boas práticas voltadas para o fomento do setor nos municípios que pertencem ao programa Cidade Empreendedora – iniciativa executada em parceria com as Prefeituras Municipais, em prol do desenvolvimento local. O evento foi promovido em Bonito e compôs a programação da 2ª edição do Seminário Inspira Ecoturismo, também organizado pela instituição, entre os dias 16 e 20 deste mês.

O encontro reuniu secretários e gestores públicos que atuam com o segmento nas prefeituras dos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora. Com a proposta de promover o networking entre as lideranças e apresentar iniciativas implementadas em Bonito que tiveram bons resultados para o fortalecimento do Turismo como ferramenta para a promoção do desenvolvimento, o evento realizou um bate-papo, mediado pelo consultor do Sebrae/MS, Richard Alves.

O secretário de Desenvolvimento e Turismo de Bandeirantes Valdir Peres destacou a importância de participar do Encontro representando Bandeirantes, “hoje estamos muito felizes por nossa cidade participar do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae. Nesse sentido o INSPIRA ECOTURISMO 2023 serviu para ampliarmos nossa visão de mercado e nosso conhecimento técnico através de casos de sucesso na área do turismo. Também aprendemos novos conceitos e boas práticas de gestão pública na área privada do Ecoturismo e do Turismo de natureza, sem falar na possibilidade de aumentar a rede de network com outros municípios e estados do Brasil”.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o evento é mais uma ação do programa Cidade Empreendedora que contribui para a formação dos gestores públicos e incentiva a adoção de iniciativas que promovam o desenvolvimento. “Com a governança alinhada, as chances de resultados são muito maiores, então, o secretário de turismo é um importante ator nesse processo. Cada vez mais, nós precisamos interagir com esse público, construir planos municipais de turismo em conjunto para que cada um possa dar o seu melhor e alavancar o segmento nos municípios”, destacou Amarilha.

Fomento ao turismo

Por Mato Grosso do Sul ser rico em belezas naturais, principalmente, pela presença dos biomas Cerrado e Pantanal, o Estado tem vocação para o turismo de natureza e Ecoturismo, além de outras possibilidades como o turismo de compras, para as cidades localizadas na fronteira do Brasil com o Paraguai, por exemplo. Nesse contexto, o programa Cidade Empreendedora tem trabalhado junto aos municípios com maior potencial para o segmento para que eles possam fortalecer a atividade como ferramenta para a promoção do desenvolvimento econômico.

No total, nove municípios são acompanhados pelo Sebrae/MS com atendimento na área. Em 2021 e 2022, Terenos, Jaraguari, Rio Verde de Mato Grosso, Costa Rica, Jardim e Porto Murtinho, que agora pertencem ao ciclo Expansão do programa, receberam consultoria especializada. Empresários do trade turístico foram acompanhados para que pudessem identificar as potencialidades da região e adaptar o modelo de negócios para atrair visitantes e se tornarem mais competitivos. Além disso, o programa possibilitou a integração entre representantes do turismo e o poder público, de modo a fortalecer segmento nos municípios.

Com o início do novo ciclo, atendimento aos municípios Expansão é feito por meio de agentes de roteiros turísticos. Para promover os municípios turisticamente, as ações têm sido associadas a rotas estratégicas já presentes no Estado: Rota Caminho dos Ipês (Terenos e Jaraguari); Rota Cerrado Pantanal (Rio Verde de Mato Grosso e Costa Rica) e Rota Bonito Pantanal (Jardim e Porto Murtinho).

Além dessas cidades, Bela Vista, Ponta Porã e Naviraí, que pertencem ao ciclo 2022/2023, também são municípios acompanhados com consultoria focada no turismo. O trabalho é voltado para o delineamento de ações estratégicas do turismo para os municípios com atuação de oito meses, que irá resultar na confecção de um Plano Municipal de Turismo para cada cidade participante.

No total, 37 municípios compõem o programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul, atualmente, o que corresponde a 47% das cidades do Estado: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site  cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Natalie Malulei

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bandeirantes