Bandeirantes está em alerta vermelho de alta incidência com 17 casos confirmados e 36 casos prováveis de dengue em 2023
A Secretaria de Saúde de Bandeirantes realizou hoje (27), pela manhã, pedágio educativo no Centro sobre a importância da prevenção a dengue, chikungunya e zika, a ação é parte da capacitação realizada desde segunda-feira (24) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) com os agentes e funcionários do setor de endemias do município.
Para o técnico da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores da SES Mário Matias do Nascimento o melhor agente para combater o mosquito é o morador que está na residência todos os dias. “O objetivo principal dessa capacitação é melhorar a qualidade da visita realizada nos imóveis, deixando uma mensagem educativa sobre os eixos principais que são descobrir, destruir e evitar a formação de novos focos”, afirmou.
A SES vem intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor com capacitações e o lançamento de uma campanha estadual de prevenção, as medidas devem-se ao aumento do número de casos, segundo o Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado no dia 25, só em 2023 já foram confirmados 16.801 casos e existem outros 34.263 casos em investigação. Foram confirmadas 17 mortes pela doença.
A coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde destacou a parceria com o Governo do Estado e convocou a população a se engajar na campanha. “Bandeirantes está em alerta vermelho (alta incidência), contamos com toda a população no cuidado com a água parada, com os entulhos no fundo do quintal, (precisamos) da conscientização e mobilização da população contra os mosquitos, para que isso não se transforme em doenças sérias”.
Semana que vem a Coordenadoria de Endemias começará a realizar palestra nas escolas Rede Municipal de Ensino em alusão ao Dia D de combate ao mosquito.
Mais informações e dicas de prevenção na página oficial da campanha: https://guerramosquito.saude.ms.gov.br/
Ricardo Maia / Asscom
Fotos: Claudelaine Paiva