Prefeito participa de reunião com Simone Tebet em Brasília

O prefeito também teve reunião com técnicos dos ministérios e representantes do Governo Federal 

O prefeito de Bandeirantes Gustavo Sprotte participou ontem (30), em Brasília, de reunião com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. O encontro, que aconteceu na sede do ministério, contou com a participação de 35 gestores municipais de Mato Grosso do Sul que estão na capital federal participando da 24º Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

A ministra fez uma explanação sobre os projetos e oportunidades que os municípios podem acessar para projetos na área da habitação, infraestrutura urbana e programas sociais. Segundo a ministra o estado de Mato Grosso do Sul terá quase R$ 1 bilhão para obras novas ou em andamento para este ano, esse valor representa um aumento de 316% em relação ao orçamento de 2022.

A reforma tributária foi outra pauta discutida na reunião, a ministra disse entender a preocupação dos prefeitos, com uma possível perda de arrecadação, mas garantiu que a reforma deve trazer mais investimentos e crescimento para a economia brasileira. “A reforma tributária vai abrir as portas para as indústrias brasileiras. Mesmo que não tenham incentivo fiscal, as indústrias vão querer dobrar sua linha de produção, porque vai ter competitividade, vamos diminuir a importação dos produtos”, assegurou.

Simone Tebet também afirmou que dos 5,5 mil municípios do país só 500 devem perder arrecadação, a maioria de médio e grande porte. Para ela os municípios pequenos “quase na integralidade, já começam a ganhar desde o início da reforma tributária, que só entra em vigor em 2025”. O texto da nova lei também prevê a criação de um fundo para compensar cidades que podem ser impactadas com a medida.

Para o prefeito o encontro foi uma ótima oportunidade para conhecer os projetos e ações que o novo governo deve implementar. “Tivemos diversas reuniões importantes e, estamos acompanhando o debate sobre a reforma tributária no sentido de garantir que a população dos pequenos municípios não percam recursos que são muito importantes para manter e melhorar os serviços públicos. Essa é a nossa principal preocupação”, afirmou.

A  marcha segue até hoje (30) com estimativa de participação de mais de 10 mil pessoas durante os três dias de evento. 

Ricardo Maia / Asscom

Foto: Edu Andrade/ASCOM/MPO