Prefeito leva reivindicações de Bandeirantes para a 24º Marcha dos Prefeitos na capital federal

A caravana de Mato Grosso do Sul conta com a participação de 35 prefeitos do estado

O prefeito Gustavo Sprotte participa em Brasília da 24º Marcha dos Prefeitos, o encontro, que começou ontem (27) e se estende até o dia 30, tem como tema “Pacto federativo, um olhar para o futuro” e vai discutir o projeto da reforma tributária, que está no Congresso Nacional, e é uma das prioridades do Governo Federal para esse ano.

Para o prefeito o debate é preponderante para os municípios, principalmente porque os principais serviços prestados a população são de responsabilidade das prefeituras e ainda há um desequilíbrio muito grande quando se fala em arrecadação. “Mais de 60% da arrecadação vai para a União, os estados ficam com quase 30% e a menor parte vem para a administração municipal. Temos que estar atentos e exigir que os municípios não percam recursos, sob pena de inviabilizar o financiamento de áreas prioritárias, como a educação e saúde. Estamos aqui para defender os interesses de Bandeirantes”.

O prefeito também vai se encontrar com deputados e senadores do estado, e deve visitar os ministérios. “Vamos aproveitar a viagem para encaminhar as prioridades e projetos da administração com nossos representantes em Brasília”, afirmou.

Além do debate sobre a reforma tributária, outros temas serão discutidos durante a marcha, como as reformas administrativa, previdenciária e política, o desenvolvimento local, a ampliação dos repasses ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o reajuste dos recursos para a merenda escolar e os desafios do Fundeb.

O presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, também destaca a importância do encontro. “Todos os gestores municipais se juntam nesses quatros dias de marcha na busca de conhecimento e soluções para aprimorar os nossos municípios e assim fortalecer nosso estado com um todo. No evento são debatidos assuntos que influenciam a vida da nossa população no dia a dia, por isso nossa participação é importante. As expectativas são as melhores”.

Participam dos debates diversas autoridades como o vice-presidente Geraldo Alkmin, os ministros da Fazenda e do Planejamento, Fernando Haddad e Simone Tebet, além de governadores, deputados e senadores.

.