Programa Cidade Empreendedora fortalece o comércio local e a agricultura familiar em Bandeirantes

Iniciativa do Sebrae/MS e Prefeitura Municipal finaliza com contribuições no aumento da formalização de empreendedores e capacitação dos produtores locais

Fortalecimento do comércio local, melhorias na agricultura familiar, desburocratização de processos da administração municipal e fomento à educação empreendedora nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Bandeirantes, executado ao longo dos últimos 19 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. A iniciativa foi encerrada oficialmente nesta quinta-feira (2), em solenidade na Câmara Municipal, com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito, Gustavo Sprotte.

Durante o encerramento do programa, o chefe do executivo anunciou a renovação da parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho do programa Cidade Empreendedora. Neste novo ciclo, o município irá receber um pacote diferente de soluções que possuem o propósito de promover a competitividade de Bandeirantes e dinamizar a economia local. Segundo Sprotte, a nova adesão veio, principalmente, pelos resultados alcançados por meio do trabalho já realizado.

Para o líder do executivo, a iniciativa promoveu o crescimento econômico do município, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população em geral. “A execução do Cidade Empreendedora em Bandeirantes foi muito importante para o desenvolvimento do nosso município. Aderimos ao eixo Cidade Agro, então, a transformação veio por intermédio do fortalecimento da agricultura familiar e do agronegócio. Além disso, nosso comércio local também recebeu várias ações e capacitações, como as carretas que chegaram aqui e trouxeram oportunidades para quem queria empreender e realizar um sonho. Isso nos fortaleceu muito e fico muito feliz em dizer que o Sebrae é um grande parceiro de Bandeirantes”, ressaltou o prefeito.

Bandeirantes aderiu ao programa Cidade Empreendedora em maio de 2021 e foi acompanhada pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, 39 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles que norteou o trabalho foi “Cidade Agro” focado no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.

O secretário de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Perez, destacou a importância da iniciativa para o fomento ao desenvolvimento local. “Estamos capacitando a nossa população para estar preparada para o mercado de trabalho e a geração de renda”.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O programa disponibiliza várias ferramentas que possibilitam melhorar a cidade em muitos aspectos, mas o engajamento da Prefeitura Municipal, dos empreendedores locais, e das entidades parceiras, fez toda a diferença para obter bons resultados. Foram várias ações que possibilitaram capacitar a gestão municipal, além de apoiar a agricultura familiar e o pequeno negócio promovendo a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de Bandeirantes”, destacou Mendonça.

Presente a cerimônia a gerente regional do Sebrae, Luzicarla Softov destacou a importância do envolvimento da sociedade civil e do executivo. “Gratidão pelo prefeito Gustavo, pela confiança em acreditar no trabalho do Sebrae e trabalhar no desenvolvimento local”.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, Jeovani Félix, dos vereadores Hudeylson Santana (Dr. Cabeça) e Luiz Marconato, do representante da Agraer, Alfeu Ohlweiler, da presidente da Associação Comercial, Zeneide Menezes e da analista regional do Sebrae, Edivânia Lopes.

Fortalecimento do empreendedorismo

O Sebrae atuou em Bandeirantes melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de 2.300 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 300 empresas distintas localizadas na cidade.

Juntamente às orientações, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um grande evento gratuito ocorrido em fevereiro deste ano, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.

Outra ação destaque foi possibilitada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS também levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos nas áreas de transformação digital, informática, panificação, construção civil, automotiva e costura.

Paralelamente a esse trabalho, a Sala do Empreendedor do município recebeu uma nova proposta de comunicação visual que teve como objetivo de melhorar o atendimento aos empreendedores locais. O atendimento é voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Para o secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Perez, com esse trabalho houve um grande salto na qualificação dos empreendedores. “O programa Cidade Empreendedora trabalhou vários setores da economia no nosso município, mas onde teve mais impacto nos negócios locais, principalmente por causa da Sala do Empreendedor, que permitiu um atendimento diferenciado, mais próximo da população”, avaliou o secretário.

Com o apoio do Sebrae/MS, outro avanço importante foi conquistado na área de Desburocratização, com a adesão do município à RedeSim. A mudança possibilita que o empresário possa fazer a abertura, o fechamento ou a alteração de uma empresa de forma on-line, sem ter que se deslocar até à Prefeitura Municipal e sem a exigência de apresentar documentos impressos, já que a RedeSim concentra em uma só plataforma dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.

O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 64% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um crescimento de 16% no número de empresas ativas no município e aumento de 36% na formalização de microempreendedores individuais.

Agricultura familiar em foco

Os pequenos negócios do campo também foram público-alvo do programa Cidade Empreendedora em Bandeirantes. Uma das iniciativas realizadas, por exemplo, foi o 1º Desafio Estadual das Merendeiras que teve a proposta de incentivar o município a adquirir produtos da agricultura familiar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas profissionais nas escolas. Bandeirantes aderiu à competição e 16 merendeiras participaram da etapa municipal, com o desenvolvimento de receitas com ingredientes produzidos por produtores locais.

Outra ação destinada para esse público, foi a implementação da Feira do Produtor. Para tornar o espaço mais atrativo para a população, o local ganhou uma nova identidade visual. Com essa ação, os feirantes receberam capacitações para melhorar o atendimento ao cliente e ampliar a visibilidade do negócio. “A prefeitura municipal de Bandeirantes através da Secretaria de desenvolvimento e Turismo, com o apoio do Sebrae/MS conseguiu criar a feira municipal com 24 barracas, onde hoje temos 48 feirantes. A feira ocorre aos sábados pela manhã e noite”, ressaltou Valdir.

Para levar conhecimento aos produtores da agricultura familiar, também foi oferecida uma consultoria especializada voltada para o aumento da qualidade dos produtos oferecidos e organização do planejamento de produção de acordo com a necessidade do mercado, para que pudessem conquistar mais fornecedores. Um dos potenciais compradores apresentados foi a própria administração municipal que pode adquirir produtos desse público via Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No total, 21 produtores foram acompanhados.

Uma das propriedades que recebeu esse suporte foi a Chácara São Judas Tadeu, da produtora Valdirene Silva. Segundo ela, no início, a produção era para subsistência, mas com conhecimento foi possível expandir. “A nossa hortinha era pequenininha, a gente nunca deixou de plantar, de produzir, nem que fosse só para a gente comer. Depois conhecemos a feirinha e tivemos várias capacitações sobre produção, preço, gerenciamento da propriedade e aprendemos a fazer compostagem. Hoje eu posso falar que a gente produz com qualidade”, comemorou a produtora.

Mais do que capacitar o produtor rural para ele estar apto para vender para a prefeitura, os servidores municipais também receberam suporte e conseguiriam tornar o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para aumentar o volume de produtos adquiridos dos comerciantes locais. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 11,7 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços. Um passo importante para promover o ciclo virtuoso da economia e o aumento da geração de renda na cidade.

Fomento à educação empreendedora

Por meio do programa Cidade Empreendedora, pela primeira vez, os estudantes de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS capacitou cerca de 120 professores em soluções de educação empreendedora e, ao todo, 913 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados com a metodologia do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Através do JEPP, o tema empreendedorismo é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

 

Natalie Malulei (Sebrae), Ricardo Maia (Asscom)