Prefeito reafirma compromisso com desenvolvimento local

Prefeitos selaram nesta segunda-feira (30) o compromisso com a instituição para trabalhar em prol do desenvolvimento local

Por Natalie Malulei

Com ações voltadas para transformar a economia e promover o desenvolvimento dos municípios a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é, pelo terceiro ano consecutivo, o principal projeto do Sebrae em Mato Grosso do Sul. A iniciativa, executada em parceria com as Prefeituras Municipais parceiras, contemplou no último ano 33 municípios e, em 2023, foi lançado um novo edital com mais dez vagas para cidades interessadas.

Nesta segunda-feira (30), durante o evento “Sebrae 2023: Inovando caminhos para empreender”, realizado na sede da instituição em Campo Grande, prefeitos tanto de municípios que já foram ou estão sendo atendidos pelo programa, quanto de cidades que pretendem firmar contrato com o Sebrae para esse novo ciclo de atuação, selaram o compromisso de trabalhar em prol do desenvolvimento local, por meio do Cidade Empreendedora, por ser uma ferramenta de incentivo ao empreendedorismo, fomento a conexão do poder público com a iniciativa privada e promoção da melhoria do ambiente de negócios.

Na data, estiveram presentes Gustavo Sprotte, prefeito de Bandeirantes; Akira Otsubo, prefeito de Bataguassu; Antônio de Pádua Thiago, prefeito de Brasilândia; Edilson Magro, prefeito de Coxim; Jair Escapini, prefeito de Guia Lopes da Laguna; Edson Rodrigues, prefeito de Jaraguari; Willian Luiz Fontoura, prefeito de Pedro Gomes; Nelson Cintra Ribeiro, prefeito de Porto Murtinho; Lucio Calixto Costa, prefeito de Santa Rita Do Pardo; Jeferson Tomagoni, prefeito de São Gabriel do Oeste; Enelto Ramos, prefeito de Sonora; e Henrique Wancura Budke, prefeito de Terenos.

Para o prefeito de Bandeirantes o projeto Cidade Empreendedora é muito importante para auxiliar o desenvolvimento do município. “Trabalhamos para qualificar e dinamizar nosso setor produtivo, fortalecendo nossas vocações econômicas para gerar riqueza, trabalho e renda”, destacou.

Gustavo Sprotte ainda garantiu a continuidade da ação para 2023. “Já nos comprometemos com o Sebrae no sentido de darmos continuidade ao projeto, nossa intenção é fortalecer a parceria, agregando novas iniciativas que contribuam para o nosso crescimento sustentável”, concluiu.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, a participação dos prefeitos demonstra o engajamento dos gestores com avanço de cada município, já que bons resultados são alcançados por meio deste trabalho em conjunto.

“Temos boas expectativas, a ideia é que a gente consiga atingir todos esses municípios de forma positiva. Nas cidades em que atuamos conseguimos reduzir o número de fechamento de empresas e mostramos para as prefeituras que é possível se aproximar dos pequenos negócios locais. Isso é importante para fortalecer o relacionamento com as empresas da cidade, então, realmente, é um trabalho que faz a diferença para o desenvolvimento de cada região”, ressaltou Bertoni.

“O Cidade Empreendedora é um acelerador do desenvolvimento do município. Nós trabalhamos junto com a gestão pública e com a sociedade para melhorar o ambiente de negócios, fortalecer os pequenos empreendedores, no campo e na cidade, incluir essas pessoas no processo de desenvolvimento e fomentar a geração de emprego e renda. Atendemos 33 cidades que tiveram resultados expressivos e, neste ano, o trabalho continua. Nossa expectativa é contemplar cerca de 40 municípios, o que corresponde a mais da metade do Estado de Mato Grosso do Sul”, complementou o diretor-superintendente do Sebrae, Claudio Mendonça.

Cidade Empreendedora

Desenvolvido pelo Sebrae/MS, em parceria com as prefeituras municipais que aderem à iniciativa, o programa Cidade Empreendedora possui duas linhas de atuação – uma voltada para a melhoraria do ambiente de negócios, e a outra direcionada para auxiliar e propor soluções tanto para o pequeno empresário quanto para os pequenos produtores rurais.

Por meio da iniciativa, o município é acompanhado pela instituição por um período de, aproximadamente, 18 meses e, dentre as ações previstas, estão: desburocratização de processos e melhoria da gestão municipal; incentivo à maior participação dos pequenos negócios nas compras públicas; formação de lideranças locais; e promoção do empreendedorismo nas escolas.

Durante o ciclo 2021/2022 do programa Cidade Empreendedora foram contemplados os municípios de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. Para os prefeitos desses municípios que desejarem aderir, em 2023, será oferecido um novo pacote de soluções com iniciativas voltadas para promover a competitividade de cada município e dinamizar a economia local.

Neste ano, outros 11 municípios continuam a ser atendidos pelo programa em Mato Grosso do Sul por pertencerem ao ciclo 2022/2023: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.

Asscom