Prefeito prestigia comemoração do Dia do Farmacêutico

Hoje (20), é comemorado o Dia do Farmacêutico, profissional da saúde que atua na assistência médica, nos laboratórios, no controle e desenvolvimento de medicamentos. Para marcar a data a ESF Gedeão Nogueira da Rocha realizou nessa manhã (20), uma homenagem aos profissionais da área que atuam em Bandeirantes.

O evento contou com a presença do prefeito Gustavo Sprotte, que falou da importância da profissão e homenageou Joaquim Francisco Alves, o mais antigo farmacêutico do município. “O doutor Joaquim tem uma história na nossa cidade, começou a atender na farmácia com quinze anos de idade. Conhecido como “o amigo de todos”. Quantos de vocês já chegaram para comprar um medicamento, sem dinheiro, e ele anotava para não deixar de atender e proporcionar tratamento. Quantas vidas ele já não salvou em nossa cidade, quando nem médico existia aqui”, completou.

Visivelmente  emocionado, Joaquim lembrou de quando chegou ao município, e das dificuldades que enfrentou naquela época, “Bandeirantes era um aglomerado de casas de pau a pique, a “barreada”, e esse era o lugar apropriado para aquele “bicho” que se chama barbeiro, que transmite a doença de chagas. Aqui morria muita criança com sarampo, varíola, poliomielite”.

“No tempo da colheita, quando as pessoas iam colher o arroz, a cascavel e a jararacuçu (atacavam), era uma mortandade. Eu fiz um curso no (Instituto) Butantã e aprendi a diferir os venenos. Passei muitas noites sem dormir, atendendo gente, às vezes eu tratava cinco pessoas. Na época demorava três horas para chegar em Campo Grande”, completou.

O secretário de Saúde, Jair Pereira Alves, parabenizou os farmacêuticos do município e destacou a importância da profissão. Já o farmacêutico Leandro Alberto Souza Alves, que atua na ESF Gedeão Nogueira da Rocha, destacou a volta de programas federais que estavam paralisados, como o Farmácia Popular e a importância da valorização da profissão.

Estiveram presentes também as farmacêuticas Mônica Peixoto Fontes, Heloisa Maria Corrêa e Katiuce Oliveira Fernandes, servidoras da Secretaria de Saúde, além do diretor da ESF, Josiel Paixão de Souza e do coordenador de Atenção Básica de Saúde, Danilo Alexandre de Melo.