Dando seguimento aos trabalhos de limpeza e zeladoria em todas as regiões de Bandeirantes as equipes da Secretaria de Obras, Gestão Urbana e Habitação estão hoje (18), realizando o serviço na região central.
O prefeito Gustavo Sprotte destacou que o município vem se esforçando para dar celeridade ao serviço, apesar das chuvas, e enfatizou a importância da colaboração da população. “A limpeza da cidade é uma tarefa de todos, poder público e sociedade, só com união e a soma de esforços vamos deixar a cidade limpa e melhor para se viver”, pontua.
As chuvas que caíram no município atrasaram o cronograma dos serviços, por isso, a prefeitura criou uma força-tarefa da secretaria de obras para dar conta da demanda. A limpeza deve continuar em ritmo acelerado nos próximos dias, seguindo cronograma estabelecido pela secretaria.
Dengue
Outra preocupação da prefeitura é com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), com o período chuvoso, houve um aumento de 306% nos casos de dengue, com 1.106 notificações e 229 confirmações nos primeiros dezoito dias do ano.
As autoridades de saúde pública vem alertando a população sobre os riscos e a necessidade de reforçar os cuidados com a limpeza dos quintais e terrenos.
“Os cuidados precisam continuar, chamando atenção da população para evitar a proliferação do mosquito. É natural que todas as vezes que surge um adversário maior na saúde, como a covid, muitos relaxem com aqueles que parecem sob controle, mas as chuvas chegaram e as pessoas precisam fazer a sua parte. O combate à dengue é um dever do Estado, mas é uma tarefa de cada cidadão”, reforçou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Dicas de Combate ao mosquito
A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
- Deixar as lixeiras bem tampadas.
- Colocar areia nos pratos de plantas.
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
- Limpar as calhas.
- Cobrir piscinas.
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
- Limpar a bandeja externa da geladeira.
- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
- Cobrir bem a cisterna.
- Cobrir bem todos os reservatórios de água.
Ricardo Maia / Asscom
Com informações da Secretaria Estadual de Saúde e Unicef