As unidades da rede de saúde de Bandeirantes oferecem atendimento especializado, com dois psicólogos que atendem de segunda a sexta-feira. Também pode ser agendada consulta com psiquiatra.
A saúde mental é uma das principais preocupações da humanidade, antes relegada ao preconceito e a adjetivos pouco respeitosos, o assunto vem conquistando cada vez mais a atenção do poder público e das organizações sociais. Contribuíram para isso diversas figuras de destaque no mundo do esporte e em outros segmentos que expuseram publicamente o problema, como a americana Simone Biles, campeã olímpica de ginástica artística, que chocou o mundo ao abandonar as competições para cuidar de sua saúde.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 1 bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental atualmente, situação agravada pela Covid-19. Para a psiquiatra e professora do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) os principais transtornos mentais mais frequentes são os depressivos e os ansiosos.
“A saúde mental é um componente integral e essencial da saúde. Um ambiente que respeita e protege a saúde, a educação, o trabalho, a moradia e o bem-estar dos indivíduos nos vários momentos de seu desenvolvimento é a base da promoção da saúde mental”, diz a psiquiatra.
Janeiro Branco
A Campanha Janeiro Branco começou em 2014, e faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde. Ela foi criada pelo psicólogo e palestrante, Leonardo Abrahão, para chamar a atenção sobre a importância da saúde mental para as relações humanas.
Confira o site oficial da campanha: https://janeirobranco.com.br/
Ricardo Maia / Asscom