Prefeitura promove ações da campanha “Janeiro Roxo”

Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), mais de 200 mil pessoas são diagnosticados todos os anos e o Brasil concentra 90% dos casos na América Latina

O “Janeiro Roxo” marca o mês de conscientização sobre os riscos e sintomas da Hanseníase. A campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e reconhecida, desde 2016, pelo Ministério da Saúde, visa informar os cidadãos e diminuir o preconceito que ainda existe sobre a doença.

Em Bandeirantes, como parte das ações da campanha, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde vão promover três palestras para a população sobre os sinais e sintomas da doença, assim como conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce. O primeiro encontro será no dia 17, às 8h, no Distrito de Congonhas.

No dia 18, a palestra será no ESF Ciro Abdo, às 7h30. Finalizando o ciclo o ESF Gedeão Nogueira da Rocha vai receber a ação no dia 19, também às 7h30.

No final do mês, dia 31, haverá ainda um Drive Thru na rotatória da rua Luís Flores Soares Pinheiro com a entrega de panfletos informativos.

Para a coordenadora do Programa de Combate a Hanseníase, Mariana Altissimo, o fato da doença ser silenciosa dificulta o diagnóstico. “Tem muito preconceito, mas a Hanseníase tem tratamento e cura. Se a pessoa não tratar, ela vai continuar transmitindo, principalmente para as pessoas que moram na mesma casa ou para aquelas que ela tem um contato mais próximo” alerta.

Ela destaca ainda que se o paciente não quiser buscar atendimento, pode agendar uma visita a seu domicílio com o agente de saúde. O diagnóstico pode ser feito pela forma clínica, através do exame da baciloscopia da linfa ou através de uma avaliação neurológica simplificada realizada por um fisioterapeuta. O tratamento é realizado somente pelo SUS.

Número de casos no Brasil preocupa as autoridades

O Brasil ocupa a segunda posição na relação de países com o maior número de casos de Hanseníase, ficando atrás apenas da Índia. Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil notifica cerca de 30.000 novos casos da doença por ano.

A doença é transmitida pela respiração e a partir do contato com pacientes ainda não tratados. O agente causador da Hanseníase é a bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, e acomete principalmente pessoas que vivem em condições precárias de moradia e saneamento.

SINAIS E SINTOMAS

• Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil.
• Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros
• Perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração
• Inchaço e dor nas mãos, pés e articulações
• Dor e espessamento nos nervos periféricos