Alunos da escola Leontina comemoram resultados do Projeto JEPP

O projeto envolveu 490 alunos da escola em atividades com brinquedos ecológicos, temperos naturais, ervas aromáticas, sabores e cores e locadora

Brincadeiras, algodão doce, picolé e crianças correndo felizes pelo pátio, tudo isso pode ser visto hoje (07), na festa da Escola Municipal Leontina Luciana da Silva. E a comemoração foi por um motivo muito especial, o encerramento do Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura de Bandeirantes.

O projeto teve início em março desse ano, com uma formação do Sebrae para os professores. No encontro foi trabalhado o conceito de educação empreendedora, assim como sua relação com o BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Após a definição da atividade que cada turma ficaria responsável, os professores iniciaram o planejamento com os alunos, trabalhando os conceitos de fazer, pensar e aprender, que são as características fundamentais do comportamento empreendedor.

O resultado foi a realização de uma feira, na última quinta (01), onde foram vendidos os produtos e serviços desenvolvidos pelas turmas do 1º ao 5º ano da escola. Além do aprendizado e da confraternização da comunidade, a escola conseguiu arrecadar 5 mil. E quem decidiu onde o dinheiro seria aplicado foram os próprios alunos.

A diretora da escola, Ana Lina Rezende, disse que a ideia do empreendedorismo despertou o senso de responsabilidade nos alunos e, além disso, a vontade de querer fazer, vender, ganhar dinheiro e aplicar. “Ontem quando nós conversamos com os alunos na quadra, passando a prestação de contas, eles próprios decidiram que o recurso seria revertido para a festa”, destacou.

Brinquedos Ecológicos

Para a professora do 3º ano, Sirley Aparecida, que trabalhou com brinquedos ecológicos, além de despertar a consciência ambiental, o projeto envolveu uma equipe multidisciplinar que aproveitou o conteúdo para ensinar língua portuguesa, matemática, história e geografia.

“Foi um projeto que valeu a pena e teve muito resultado. Os alunos se organizaram e confeccionaram bilboquê, vai e vem, suporte de porta, pega varetas e pebolim, tudo isso com garrafa pet e caixa de sapato”, explicou.

A professora fez questão de exaltar o apoio da escola. “Tivemos muita colaboração da coordenação, do diretor e da diretora, isso é muito importante porque tivemos esse amparo e incentivo”.