Novembro Azul: Prefeitura leva atendimento médico para a zona rural

O exame de próstata ajuda no diagnóstico precoce, o que aumenta os índices de cura

A prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria de Saúde, realiza na próxima quarta-feira, dia 23, mais uma ação do Novembro Azul na sede do Assentamento Matão.

As consultas começam às 7h30 e seguem até às 11h. Será disponibilizado atendimento médico, odontológico, fisioterapêutico e aplicação de vacina humana e animal. A equipe vai contar ainda com veterinário e farmacêutico.

O prefeito, Gustavo Sprotte, destaca a importância da prevenção, “A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, por isso temos que deixar o preconceito de lado e cuidar do nosso corpo para garantir qualidade de vida”, conclui.

O Novembro Azul é o mês da conscientização e prevenção sobre o câncer de próstata, doença que responde por 28,6% do número de mortes de homens que são acometidos por neoplasias. Entre os fatores de risco estão o histórico familiar da doença (pai, irmão e tio), obesidade, idade e raça (homens negros tem maior incidência).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA algumas medidas podem ajudar na prevenção como uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, a diminuição do consumo de gordura e a prática de exercícios diários.

Quais são os sinais e sintomas?
– Dificuldade de urinar
– Demora em começar e terminar de urinar
– Sangue na urina
– Diminuição do jato de urina