Outubro Rosa: “Mulher que se ama se previne”

A Prefeitura Municipal de Bandeirantes por meio da Secretaria da Saúde, realizou nesta quinta-feira (27) no ESF I Gedeão Nogueira da Rocha, “Mulher que se ama se previne”, uma programação especial com ações voltadas à saúde da mulher que contou com consultas médicas, coleta de preventivo, exame clínico das mamas, testes rápidos, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, avaliação odontológicas, vacinação e sorteio de brindes.

Ação tendo em vista, sensibilizar a população sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

“A ação que está sendo realizada no município reflete a nossa preocupação em oferecer cada vez mais possibilidades de prevenção ao câncer de mama. O nosso objetivo é engajar a população nessa causa, levando informação e promovendo atividades de orientação”, disse o prefeito Gustavo Sprotte.

“Hoje nós oferecemos diversos serviços para milhares de pessoas, precisamos nos conscientizar, realizar o autoexame regularmente e procurar pelos serviços de saúde oferecidos em nosso município, pois é dessa forma que podemos detectar o câncer precocemente e ter mais probabilidade de sucesso no tratamento”, afirma a vice-prefeita Gediana Rocha.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

ASSCOM