Professores da rede municipal participam de palestra sobre Setembro Amarelo: a vida é a melhor escolha!

Nesta sexta-feira (23) os professores da rede municipal de ensino participaram de uma palestra sobre o Setembro Amarelo, uma campanha dedicada a prevenção ao suicídio.

As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 38 pessoas por dia tiram a própria vida.

Objetivo é orientar e capacitar os Educadores da rede municipal, para lidarem da melhor maneira com possíveis casos no âmbito escolar.

“Só com muita informação conseguiremos ajudar quem precisa. Muitas vezes, a gente desconhece o que a pessoa ao lado está passando, apesar de alguns sinais. Então, mais que ficar atento, é preciso ter informação para poder ajudar. Esse tema é de extrema importância, visto que é preciso ficar atento a saúde mental dos alunos. ”, afirmou o prefeito Gustavo Sprotte.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

Palestrantes: Bruna, Gilmara e Alan (Psicólogos Clínico)

ASSCOM / CVV / ABP