HIPERDIA – Quem se cuida vive mais!

A Prefeitura de Bandeirantes através da Secretaria de Saúde em parceria com ESF Gedeão Nogueira da Rocha, promove nesta sexta-feira (16) uma ação de conscientização pelo “Combate à Hipertensão”. A atividade acontece das 7h às 12h na Rua: Antônio de Paula, Orempulle – Silvino de Barros  ao lado do ESF I Gedeão Nogueira.

O objetivo é conscientizar a população para a necessidade do acompanhamento para controle e tratamento da hipertensão arterial e do diabetes e alertar sobre as suas graves consequências.

A atividade, coordenada pela Secretaria de Saúde e desenvolvida pela ESF Gedeão Nogueira da Rocha, consiste na distribuição de material informativo sobre os riscos da doença e a aplicação do teste de glicemia e verificação de pressão arterial. Dependendo do apontamento do exame, a pessoa é imediatamente encaminhada à médica da unidade, que também está atualizando as receitas dos mesmos. 

Testes rápidos, atualização da caderneta de vacina, dispensação de medicamentos e palestras ocorrem durante a ação.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, considerando estudos por região e estados, 23% da população maior de 18 anos sofre de hipertensão arterial. 

As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. No entanto, apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença; 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial.

A hipertensão mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes são registradas por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.

 

ASSCOM / MINISTÉRIO DA SAÚDE