Nesta quarta-feira (31), alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Bonifácio, localizada no distrito de Congonhas, em Bandeirantes, tiveram a oportunidade de apresentar ao prefeito Gustavo Sprotte juntamente com a vice-prefeita Gediana Rocha e ao Secretário de Educação Humberto Afonso, os produtos que desenvolveram em sala de aula, à partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela primeira vez no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Prefeitura Municipal e Sebrae/MS .
O projeto tem por objetivo estimular o pensamento empreendedor dos estudantes da rede municipal de ensino e ainda estimular novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.
A Feirinha do JEPP, como é chamada ação, foi realizada durante a VIII Feira de Ciências promovida pela escola e é o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. Os professores passaram por uma capacitação com o Sebrae/MS. Na formação, os docentes aprenderam um pouco mais sobre o empreendedorismo em si, como passar o conceito em sala de aula, bem como formas de produzir as mercadorias, como por exemplo enfeites e utilidades com materiais recicláveis. À partir disso, os alunos abordaram o assunto em sala de aula durante quatro meses.
Por meio da metodologia, o empreendedorismo é apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos à partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.
De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.
Para os estudantes que tiveram a oportunidade de participar do JEPP, como Ana Carolina de Oliveira, do 6º ano, a metodologia trouxe novas visões sobre o empreendedorismo. A aluna conta que a turma dela confeccionou caixas e cadernos decorados a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis.
“Nós utilizamos filtro de café para deixar bonito o que iria ser jogado fora como caixas de sapatos. Lavamos o filtro, esperamos secar, o tingimos de várias cores e depois fizemos a colagem na caixa. Forramos a parte de dentro dela com o papel de ceda e ficou bem legal. Nossa professora nos ajudou a fazer e é uma experiência que vamos levar para vida”, comentou a estudante.
Já a aluna Kevillin Gusmão Marani, do 8° ano, expôs a importância da metodologia para estimular a criatividade e visualizar as pessoas de uma forma mais empática. “O JEPP mudou bastante a minha vida, pois ele nos ajuda a pensar no que outro precisa e desenvolver algo que pode ajudar as pessoas, então, é algo que vou levar sempre comigo”, destacou.
A professora de Arte, Márcia Alves da Silva, pontuou a importância do JEPP para que os alunos pudessem desenvolver novas habilidades, além de ter possibilitado muitos ganhos ao corpo docente. “Para mim, enquanto docente, foi um desafio, pois tivemos que integrar várias disciplinas e isso teve um resultado muito positivo. Aprender a metodologia acrescentou muito na minha vida profissional e trouxe vários conhecimentos que fizeram a diferença também na vida dos alunos”, comemorou a professora.
Sustentabilidade e qualidade de vida. A escola trabalhou uma temática dentro do JEPP e do Programa Agrinho sendo:
Maternal – Projeto Jabuticaba
Pré I e II- Horta auto irrigável
1º ano- Educação alimentar: PANCS
3º ano- Aquaponia e brinquedos recicláveis
4º ano: A riqueza do mel e locação de brinquedos
5º ano: Doces do Cerrado
6º ano: Ecopapelaria
7º ano: Artesanato sustentável e fungicultura
8º ano: Projeto social: Seja um na vida de alguém
Oficina de arte: releitura da obra “ O Vendedor de Frutas” de Tarsila do Amaral utilizando alimentos saudáveis.
9º ano: Agroboi
A feira de ciências é uma oportunidade para os alunos divulgarem o conhecimento adquirido em sala de aula, além de desenvolver nos estudantes uma capacidade multidisciplinar. “Além dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas em sala de aula com as crianças, nas mais diversas disciplinas, com este projeto conseguimos formar cidadãos conscientes, que conseguem caminhar pelas próprias pernas e possuem uma noção mínima de sustento”, destacou o prefeito Gustavo Sprotte.
Parcerias:
Adriano da apicultura Serra da Bodoquena
Marcia Chiad – recanto das ervas
Professora Célia_ Fazenda Santo Antônio- Produção de mel artesanal
Mato Fértil do casal Camila Brito e Thiago Sandim no município de Rochedo- MS. Desde 2017, o casal se dedica a produção de shimeji.
ASSCOM – SEBRAE/MS