Campanha Abril Verde reforça cuidados com segurança e saúde do trabalhador

A campanha Abril Verde tem como objetivo mostrar à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, visando reduzir os acidentes e os agravos à saúde.

 O mês de abril foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças ocupacionais. O abril Verde tem como símbolo um laço. A cor está relacionada com os cursos de saúde e representa a segurança no ambiente de trabalho.

Ação em Bandeirantes

O mês de abril foi escolhido por ter datas relevantes: dia 7 de abril é o dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e 28 de abril é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (Lei nº 11.121/2005). Visando isso ,foram realizadas neste mês nos dias 25 a 29, as ações de Conscientização sobre a data, bem como a divulgação a toda sociedade sobre a prevenção no trabalho de acidentes e a importância do uso de EPIs nas diferentes modalidades de trabalho.

A equipe de saúde municipal esta realizando nesta quinta-feira ( 28) palestras sobre o Abril Verde, conscientizando os servidores. No período da manhã foi atendido os servidores do Hospital, no período da tarde haverá palestras com a equipe do ESF I Gedeão Nogueira da Rocha e no ESF II Ciro Abdo.

Apoiar o Abril Verde é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. É preciso gerar a conscientização que somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.

 

ASCOM