Após 12km de recuperação estrada centenária BTS 036 ganha nome de produtor da região

Após 4 meses de trabalho, a estrada BTS-036 foi entregue oficialmente neste sábado a população bandeirantense, no trecho conhecido como estrada da Ouro Branco foi realizado o trabalho de recuperação, alargamento, compactação e cascalhamento da via totalizando 12km de trecho revitalizado.

A recuperação do trecho era muito aguardada e sonhada pelos produtores e moradores da região devido o difícil acesso pois a estrada estava estreita com muitos buracos e quando chovia alagava e formava inúmero pontos de atolamento.

“A recuperação desta estrada era um sonho nosso, porque a muitos anos lutávamos para ter esta recuperação e agora ela chegou, foi dias muito dificieis pois a gente atolava muito, e ficava difícil o transporte com o gado porque não passava 2 carros ao lado do outro, e o transito de caminhão era complicada, foi uma obra de muita qualidade e ficou muito boa mesmo agradeço muito a administração pelo serviço feito” disse o produtor rural Josias Guimarães.

As intervenções consistiram  principalmente, na reabilitação da via e na manutenção das estradas para agilizar o transporte da produção e facilitar o deslocamento dos agricultores, além de agilizar o tráfego  do transporte escolar.

trecho após recuperação.

trecho após da recuperação

Homenagem

Após a obra concluída a administração municipal encaminhou um projeto sugerindo a o nome do produtor Jaci Honório Guimarães (in memoriam) falecido em abril de 2020, pois foi um dos produtores mais antigos que lutavam e sonhava pela recuperação do trecho, segundo relatos o produtor que cresceu na região sempre ajudava quem atolava oferecendo ajuda com tratores e muitas vezes usava a própria máquina para melhorar a estrada quando era possível. O projeto foi votado por unanimidade pelos vereadores e agora passa a ser chamada de BTS 036 –  Jaci Honório Guimarães.

Muito emocionado, o filho do Sr. Jaci, e um dos parceiros na recuperação, Rodrigo Guimarães, falou sobre a obra. ” Essa estrada conta minha vida, nasci e cresci aqui e nunca tinha visto um trabalho tão bom nesta estrada como ficou agora, era o sonho do meu pai ver esse trabalho e tenho certeza que da onde ele está, esta muito feliz pelo resultado, porque a luta foi grande viu… Para tirar a nossa produção daqui era sempre complicado, as crianças que iam para a escola também sofriam com o tanto de buraco e atolamento em época de chuva. Quero muito agradecer a administração  que fez um excelente trabalho, chegou e vez! Parabéns muito obrigado.” frisou Rodrigo.

Segundo o prefeito, a ação visa oferecer os meios necessários para facilitar a produção rural, garantir que o produtor possa produzir e escoar sua produção com mais qualidade e agilidade.

“O investimento na melhoria das estradas rurais assegura o direito de ir e vir do produtor que precisa transportar a sua safra e também de todos que por ela transitam. O setor agropecuário é um dos que vem crescendo muito em Bandeirantes com investimentos, criado oportunidades e gerado valor e renda ao produtor rural. E sabemos que são vários os prejuízos causados por uma estrada malconservada, que influencia também no transporte escolar, no acesso às ambulâncias e no deslocamento da população, conseguimos com a união do poderes e dos produtores provar que podemos fazer muito mais e melhor em prol da população. Estou muito feliz e grato a todos que somaram forças para realizar este projeto.” Explicou Gustavo Sprotte.

A solenidade de inauguração aconteceu no último sábado na fazenda Clarão da Lua e além do prefeito contou com a presença dos produtores parceiros da região, funcionários, vereadores, secretários  municipais, dos deputado estadual Renato Câmara, deputado federal  Beto Pereira e da família Guimarães.

A recuperação da estrada contou com emenda do deputado federal Beto Pereira, com cascalhos das fazendas parceiras, maquinário e mão de obra da prefeitura municipal, além do acompanhamento do secretário de obras Antônio de Souza e dos vereadores Cicero Cassiano de Sá e Luiz Marconatto .

Família Guimarães com a placa dando nome a estrada BTS 036 Jaci Honório Guimarães – Foto Mari Lima