Sistema da Prefeitura Municipal de Bandeirantes sofre ataque de hackers

No início da tarde desta segunda-feira (26) a Prefeitura Municipal de Bandeirantes sofreu um ataque de hackers que invadiram o sistema da instituição municipal comprometendo dados e arquivos.

O ataque começou no período da tarde com suspenção do acesso aos servidores e com o surgimento de uma mensagem em inglês na tela dos computadores pedindo um pagamento de $940 dólares, para a liberação do sistema. Imediatamente o caso foi apresentado a Delegacia Cívil e feito um boletim de ocorrência, onde foi registrado como caso de extorsão.

O sistema da prefeitura é terceirizado pertencente a empresa Quality Sistema, e a mesma realiza backups periodicamente de todas as informações permanecendo salvos e protegidos todos os dados da prefeitura.

Para o retorno do funcionamento normal do sistema, está sendo feito o trabalho de análise e formatação de todas as máquinas da prefeitura, enquanto o trabalho de restauração não for finalizado, o sistema fica sem uma data prevista para retorno de funcionamento total dos servidores.

Ataques parecidos

Um caso de “sequestro cibernético” aconteceu recentemente na prefeitura de Leonardtown, cidade próxima à capital americana, Washington. Assim como Bandeirantes a prefeitura americana tinha o backup e não pagou o resgate. Porém, todo o trabalho para restabelecer todo o sistema levou cerca de dez dias.

A principal ferramenta usadas por criminosos deste tipo é um vírus de computador e basta que uma máquina acesse uma mensagem que o vírus pode se espalhar rapidamente para toda a rede de computadores da empresa, até em outros endereços, em máquinas conectadas pela internet, num efeito cascata. É o sequestro digital.