Para impulsionar o desenvolvimento de Bandeiras, Prefeitura Municipal adere ao Cidade Empreendedora

Programa do Sebrae/MS começa a ser executado nesta terça-feira com a ação “Sebrae na sua empresa”

A Prefeitura Municipal de Bandeirantes aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começa a ser executada no município nesta terça-feira (18).

Segundo o prefeito de Bandeirantes, Gustavo Sprotte, a adesão ao programa vem para dar suporte comércio e aos pequenos produtores e, com isso, melhorar vários setores da economia e impulsionar o crescimento do município. “O Cidade Empreendedora vai trazer muitos benefícios para a nossa cidade, para os empresários locais e para a zona rural, para a agricultura. Eu fico muito feliz de poder participar deste programa junto com o Sebrae”, pontuou o gestor.

Com contratação do Cidade Empreendedora, Bandeirantes vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade Agro”. A estratégia é focada no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local.

Além dos agricultores, os pequenos negócios urbanos também vão ser atendidos por meio do programa, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora, é direcionada para auxiliar e propor soluções ao empresário, com a proposta de fomentar a geração de emprego e renda no município.

Dados da Receita Federal, apontam que em Bandeirantes, esse público é maioria e corresponde a 84% da densidade empresarial do município. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas estratégias juntas vão possibilitar o desenvolvimento local.

“O foco principal do programa é o nosso pequeno empresário, são as compras públicas, a desburocratização, a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento econômico da cidade. Assim, o Sebrae cumpre a sua missão. Ajuda a fomentar a capacidade empreendedora do município por meio do fortalecimento do pequeno empresário, além de ajudar o poder público, como instrumento de desenvolvimento econômico”, ressaltou Jaime Verruck.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o objetivo da instituição ao desenvolver o Cidade Empreendedora é promover o crescimento do município. “O nosso grande papel é a transformação. O objetivo maior do programa é desenvolver a cidade através do fortalecimento do pequeno negócio. Nós precisamos fortalecer o empreendedor local para que ele possa gerar emprego e fazer com que o dinheiro gire na cidade”, enfatizou Claudio.

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Primeira ação do programa

Em Bandeirantes, a execução do Cidade Empreendedora já começa nesta terça-feira (18) com ação “Sebrae na sua empresa”. Agentes do Sebrae/MS vão percorrer os empreendimentos locais para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções.

Mais do que levar orientação aos empresários, a visita dos agentes também tem a função de mapear a necessidade dos pequenos negócios. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.Outras informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (67) 3389-5300.