As gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família e que fazem acompanhamento do pré-natal nas unidades de saúde de Bandeirantes, podem retirar os fracos de repelentes contra o mosquito Aedes aegypti, na Secretaria Municipal de Saúde.
A dengue durante a gravidez é preocupante, principalmente se a mulher for infectada no final da gestação, onde ocorre risco se a criança apresentar febres, placas avermelhadas no corpo e tremores nos primeiros dias, necessitando de internação para receber tratamento.
Para o recebimento do repelente, a gestante deverá ser beneficiária do Programa e realizar o pré-natal na unidade básica de saúde (UBS) ou de saúde da família (ESF) de referência do endereço. Dúvidas, procure o agente de saúde para saber a qual área pertence. No momento da entrega, a gestante receberá orientação sobre o uso do produto.
O repelente é mais uma forma de aumentar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, pelo risco de contrair o vírus zika e aumentar possibilidade da microcefalia em bebês.
Mesmo assim, deve-se realizar a eliminação de criadouros do mosquito e adotar medidas simples de prevenção, como manter portas e janelas fechadas e teladas, eliminando possíveis objetos com água parada.