O município de Bandeirantes tem adotado medidas restritivas que visam proteger a população contra a ameaça do Coronavirus. A administração suspendeu aulas, proibiu o corte de água, decretou toque de recolher, exigiu uso de máscaras nos órgãos públicos, reorganizou a estrutura da Saúde pública, investiu na compra de equipamentos de proteção e em respiradores automáticos e fez uma série de regras que deveriam ser respeitadas e adotadas pelo comércio local.
Preocupados com a situação econômica e com os riscos ainda batendo a porta, autoridades convocaram comerciantes, empresários e agentes públicos para debater os próximos passos a serem tomados para tentar manter o município imune ao Coronavirus. A reunião aconteceu nas dependências do CMEI.
O Presidente do Comitê de Operações Emergenciais do Covid-19, Dr. Paulo Tognini fez alertas sobre a situação da doença no país, as complicações e dificuldades enfrentadas pelas equipes de saúde pública e aconselhou os comerciantes a evitar ao máximo o risco do contágio. Ele convocou a todos a seguir os padrões determinados pelas autoridades e investir em proteção.
O delegado de polícia civil Dr. Nilson Friedrich fez importantes alertas sobre as consequências de quem desrespeitar as normas estabelecidas pelas autoridades. Ele reforçou o apoio da polícia civil nas ações desenvolvidas pela administração e ressaltou a importância de se obedecer as determinações em vigor através dos decretos publicados pela prefeitura.
O Promotor de Justiça Dr. Paulo Henrique Mendonca de Freitas chamou a atenção dos comerciantes para a gravidade do vírus e destacou a importância da prevenção coletiva. Ele ainda manifestou a preocupação com a economia do município, mas ressaltou a necessidade de se cumprir as determinações legais em vigor. O promotor alertou ainda sobre a necessidade da participação de empresários e trabalhadores no combate a pandemia em seus locais de trabalho e lembrou que a fiscalização deve ser reforçada pelos órgãos competentes para fazer valer as regras. O Promotor também orientou os participantes do encontro a promover conscientização entre os clientes e evitar aglomerações em seus estabelecimentos. Como alerta, o promotor destacou também a importância dos profissionais da Vigilância Sanitária que devem ser respeitados quando estiverem no exercício de suas funções já que atuam para proteger a saúde pública.
A prefeitura vai publicar um novo decreto com as novas regras a serem seguidas pela população.
A partir da próxima segunda-feira, 18, fica proibida a circulação de pessoas pelas ruas da cidade sem o uso da máscara de proteção. Quem não tiver máscara, poderá procurar a Secretaria de Assistência Social que estará distribuindo o produto a quem não tiver condições de adquirir.
O toque de recolher em Bandeirantes passa das 22h para as 20:30h até às 05h da manhã e o sistema de delivery, que é a entrega de alimento, continua permitida até às 22:30h.
Barreira sanitária.
Para manter a cidade protegida, a prefeitura deve instalar uma barreira sanitária na entrada da cidade. Técnicos vão passar a conferir a temperatura das pessoas que entrarem no município. Uma estrutura será montada para dar forma a essa ação. As medidas visam manter Bandeirantes livre dos casos de Coronavirus e evitar que mortes provocadas pela doença, acontecem na cidade.