Amigo pessoal do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, (foto), o prefeito de Bandeirantes, Àlvaro Urt, tem buscado orientação constante e apoio junto ao Ministério da Saúde e atuado diariamente de forma a proteger a população de Bandeirantes contra a ameaça do Coronavirus. O esforço tem dado resultado, evitando o contágio da doença no município.
Para manter essa defesa eficiente, as equipes da prefeitura de Bandeirantes vem seguindo as determinações do Ministério da Saúde e adotando medidas que atendem os padrões internacionais de controle da doença que já tirou a vida de milhares de pessoas em diversos países.
Para manter a cidade protegida, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e do Comitê de Controle do Coronavirus tem promovido ações que vão desde suspensão das aulas nas escolas municipais ao toque de recolher durante o período noturno. Além disso vem investindo em equipamentos que podem ajudar a salvar vidas em caso de necessidade e em melhoria da infraestrutura de trabalho, utilizada pelos profissionais da Saúde.
A Prefeitura adotou ainda, iniciativas que visam restringir a aglomeração e circulação de pessoas no comércio local, a fim de reduzir a possibilidade do contágio. Além disso, o prefeito Àlvaro Urt determinou a suspensão de eventos que provoquem aglomerações e tem buscado desenvolver ações conjuntas com as autoridades sanitárias, forças policias, Ministério Público e com os governos estadual e federal. As orientações do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta também estão sendo seguidas e estão contribuindo para manter Bandeirantes livre da epidemia.
“Temos nos empenhado em evitar que essa doença afete nossa população. É preciso destacar o apoio do cidadão que tem cumprido as determinações e ficado em casa. O momento exige disciplina e responsabilidade por parte de todos. Esperamos que essa crise passe logo e que possamos retomar nossas atividades com saúde e ainda mais fortes”, destacou o prefeito que tem mantido contato constante com o Ministro Mandetta buscando manter o combate ao vírus no município dentro dos padrões mundiais estabelecidos inclusive pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
O QUE É CORONAVÍRUS
A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).
Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos inicialmente registrados na China e depois em outros países.
Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito
COMO SE PROTEGER
Principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas
DÚVIDAS FREQUENTES
O que uma pessoa com sintomas deve fazer?
Procurar o serviço de saúde mais próximo, como um Pronto Atendimento, para análise inicial. Se o quadro for compatível com a definição de caso, esse serviço de saúde deverá seguir o fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde.
É preciso usar máscaras?
No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população em geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos.