Prefeitura de Bandeirantes divulga regras para funcionamento do comércio 

O prefeito Àlvaro Urt, de Bandeirantes, anunciou na tarde desta sexta-feira (20), as regras que visam combater a transmissão do Coronavirus no município. O decreto publicado pelo prefeito ordena diversos aspectos que devem ser seguidos pelo comércio local. A medida é uma ferramenta legal e segue as orientações das autoridades sanitárias do Brasil.

Um dos itens do decreto trata da diminuição do número de aglomeração de pessoas que antes era de 50 e agora caiu para 10, inclusive em festas, bares, lanchonetes e demais aglomerações de pessoas. Além disso fica determinado o atendimento presencial ao público no período de 21 de março a 05 de abril de 2020, em estabelecimentos comerciais, devendo os responsáveis controlar o acesso de no máximo 5 pessoas por vez e com espaço entre elas de no mínimo 2 metros quadrados. Os estabelecimentos comerciais deverão manter essa restrição do público ao seu interior e encerrar suas atividades às 18:30h.

O prefeito explicou que as determinações não se aplicam as atividades internas dos estabelecimentos comerciais, bem como a realização de transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares e os serviços de entrega de mercadorias (delivery).

Álvaro Urt explicou ainda que a limitação de atendimento de pessoas e de horário, não se aplica a farmácias, padarias, supermercados, mercados, lojas de conveniência, lojas de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás e postos de combustível. Esses lugares deverão observar a distância minina entre os clientes que é de 2 metros quadrados e o número máximo de clientes deverá ser de 10 simultâneamente.

Já os restaurantes e lanchonetes deverão seguir a regra de manter um espaçamento minino de 1,5 m (um metro e meio) entre as mesas. O decreto que normatiza e ordena o funcionamento do comércio local determina ainda a suspensão do funcionamento de casas noturnas, espaços de festas e eventos, academias, clube de laço, violadas, shows e similares.

As medidas visam fortalecer o combate ao Coronavirus que vem contaminando e tirando a vida de pessoas diariamente no Brasil e em diversos paises do mundo e segue as orientações do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e das autoridades de saúde pública do Brasil. Todos os estabelecimentos vão receber cópia do decreto e serão fiscalizados pelos membros do Comitê de gestão de risco e por servidores da prefeitura. Esse é um esforço coletivo e para que possa dar os resultados esperados, todos devem contribuir. Ficar em m casa e seguir as orientações das autoridades sanitárias, será muito importante.