Sustentabilidade

Com o Projeto “Escola Conectada – alunos em ação: tecnologias do campo à cidade em um click de transformação”, a “Escola Municipal Patotinha”, localizada no município de Bandeirantes, é classificada no concurso Agrinho 2019, o programa de maior responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Com a implantação do Projeto, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer importantes tecnologias e suas transformações, ocasião em que foi criada uma horta denominada de “Horta Generosa”, o que permitiu revitalizar uma área improdutiva ao lado da escola Patotinha, proporcionando melhor qualidade de vida aos alunos, com o incentivo nos hábitos alimentares, por meio do consumo de alimentos saudáveis.

Na categoria Experiência Pedagógica, dos cinco projetos selecionados no Estado de Mato Grosso do Sul, a “Escola Municipal Patotinha” foi classificada com o projeto Escola Conectada, idealizado pelo professor Fernando Gonçalves Gomes e orientado pela Coordenadora Pedagógica Tânia Alves da Silva Borges.

Na categoria Redação: gênero carta, dos cinco trabalhos selecionados no Estado, a aluna Isabelly Noemi Dias Stein do 4º ano “Único”, foi classificada, sob a orientação de sua professora Jaqueline Pereira Suriano.

O projeto envolveu 166 alunos do 1º ao 5º ano, do período diurno, e contou também com participação das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da 1ª e 2ª fase, do período noturno.

A produtividade em abundância da horta tem permitido a alunos e professores a distribuição de hortaliças em toda a comunidade. Atualmente, a ‘Horta Generosa’ beneficia não só a merenda da própria escola Patotinha, mas também na medida do possível distribui para as escolas urbanas e rurais da região, bem como para outras entidades do município de Bandeirantes.

A solenidade de premiação será realizada no dia 3 de dezembro de 2019, em Campo Grande, ocasião em que será divulgada a posição de cada trabalho no ranking geral de classificação.

Experiência

Com o desenvolvimento do Projeto, os alunos da Escola Patotinha, visitaram fazendas e todos os pontos de internet da cidade; participaram de entrevistas, palestras; realizaram pesquisas; construíram maquetes; bem como concederam entrevistas em emissora de rádio; dentre outras ações.

No último dia 28 de agosto, a Escola Patotinha realizou a I EXPOTEC – Exposição de Tecnologias Antigas e Modernas, oportunidade em que os alunos da escola explicaram sobre as tecnologias e suas transformações e os alunos do período vespertino explanaram sobre as variedades de hortaliças plantadas na Horta Generosa, explicando os benefícios de cada uma. A exposição contou com a presença, pais, alunos, professores, autoridades locais, além de toda a comunidade da cidade.

A “Escola Municipal Patotinha” contou com o apoio da Associação de Pais e Mestres (APM), do Poder Executivo Municipal, o Poder Judiciário, o Poder Legislativo Municipal, os empresários, Entidades, os sindicatos e os proprietários das fazendas Cachoeirão e Branca Santo Expedito.