Prefeitura de Bandeirantes propõe novo Plano de Cargos e Carreiras

A Prefeitura Municipal de Bandeirantes formulou o projeto de Lei nº 1.1019/2019, de 4 de outubro de 2019, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) e o Sistema Remuneratório do Poder Executivo de Bandeirantes, baseado em planos idealizados anteriormente.

O objetivo do PCC é valorizar o servidor público municipal – efetivos e comissionados – por meio da criação de condições favoráveis ao aprimoramento, bem como o oferecimento de remuneração digna e compatível com o trabalho exercido por cada colaborador.

“Já existia um projeto, mas o reformulamos, juntamente com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bandeirantes e a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Vereadores, para que pudéssemos adequá-lo aos interesses do servidor público. Essa solicitação veio do Ministério Público para que a prefeitura pudesse realizar novos concursos”, explica o secretário de Administração, Renan Nunes.

O plano prevê ainda proporcionar aos servidores municipais oportunidade de crescimento profissional através de progressão funcional, promoção horizontal e vertical. Além dessa elevação, os colaboradores passarão por avaliação de desempenho, que irá aferir o mérito mediante apuração de rendimento e o desenvolvimento do servidor no exercício da função. Os critérios serão: assiduidade e pontualidade; disciplina e zelo; iniciativa e presteza; qualidade e produtividade de trabalho; chefia, liderança e participação em órgão de deliberação coletiva e aproveitamento em programas de capacitação.

De acordo com o prefeito de Bandeirantes, Álvaro Urt, para cuidar da remuneração e reconhecer ainda mais o trabalho dos servidores, a prefeitura está adotando o PCC, que estabelece um plano de cargos e carreiras, “Quem é um bom profissional se preocupa com o futuro e com o que sua carreira pode lhe proporcionar. E o PCC vem para, na prática, determinar os mecanismos de gestão desse pessoal, permitido o devido reconhecimento, remuneração e elevação”, completa.

O PCC se encontra em processo de tramitação na Câmara Municipal dos Vereadores de Bandeirantes desde segunda-feira, 7 de outubro, aguardando apreciação e votação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bandeirantes / Laiza Carneiro