A direção do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), promoveu no mês de março, a capacitação de Formação Continuada referente ao primeiro bimestre do ano letivo de 2019. O objetivo da ação é fundamentar na teoria as praticas pedagógicas dos professores. Formação Continuada é o engajamento dos profissionais da educação em processos de aprimoramento, que lhes permite estar continuamente bem informados e atualizados sobre as novas tendências educacionais. Mais do que isso, permite que o educador agregue conhecimento que seja capaz de gerar transformação e impacto no contexto profissional e escolar. Este é também um conceito de aprendizagem que consiste na ideia da constante qualificação do indivíduo, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal. A ação representa também o conceito de que “nunca é cedo ou tarde demais para se aprender”, uma filosofia que tem sido adaptada por uma vasta gama de organizações diferentes.
A secretaria de Educação tem apoiado as formações continuadas nas escolas, pois sabe que um professor preparado é sinônimo de qualidade de ensino. O Secretário Municipal de Educação, Marcos Paschoalim destaca que a prefeitura tem investido em qualificação e em estrutura para os professores. “A administração do prefeito Álvaro Urt tem se preocupado em investir no ensino em todos os sentidos. Temos melhorado a estrutura física do CMEI, mas não deixamos da parte pedagógica. Quando qualificamos nossos professores, estamos garantindo que os processos de ensino/aprendizagem se estabeleçam de forma que as crianças aprendam e se desenvolvam”, destacou o secretário.
Participaram os professores do CMEI – Recanto Feliz, os atendentes infantis que atuam diretamente com as crianças e a diretora Maria Aparecida Jesus de Souza. Durante a formação, foram discutidas as teorias de aprendizagens presentes na educação atual, que envolvem as ações dos professores dentro da instituição.
A capacitação foi coordenada pela Coordenadora Pedagógica Lourdes Giongo, que acrecentou ser fundamental o professor discutir sobre assuntos que norteiam seu dia a dia escolar, e que a Formação Continuada é um direito do professor e por isso faz parte do calendário escolar elaborado pela Secretaria Municipal de Educação. As discussões que ocorrem nas reuniões, favorecem e fortalecem as aprendizagens e os docentes fundamentam suas teorias de pensadores renomados com as suas práticas diárias, o que reflete diretamente na qualidade de ensino oferecido às crianças de Bandeirantes.