Ministra Tereza Cristina lança R$ 1 milhão em obras em assentamentos de Bandeirantes no sábado.

A Ministra Tereza Cristina que é do mesmo partido do prefeito Álvaro Urt vai estar em Bandeirantes lançando obras em assentamentos do município.

Os assentamentos Roda Viva e Vida Nova vão receber R$ 1 milhão de reais em investimentos para implantação de sistema de distribuição de água. O recurso financeiro é resultado de uma emenda parlamentar destinada pela então deputada federal Tereza Cristina, DEM, atual Ministra da Agricultura. Para o prefeito Álvaro Urt, os investimentos vão transformar a vida de quem vive no campo e gerar mais qualidade de vida aos trabalhadores da Agricultura Familiar. O evento de lançamento das obras vai acontecer neste sábado no Parque de Exposições de Bandeirantes e vai contar com a presença da Ministra Tereza Cristina. 

Os recursos para execução das obras serão aplicados através de um convênio com a Funasa, (Fundação Nacional de Saúde) e o projeto após concluído, vai beneficiar centenas de trabalhadores da Agricultura Familiar que vivem na zona rural do município. Os dois assentamentos ainda não possuem um sistema de abastecimento de água eficiente. O problema é antigo e desde que foram implantados, o abastecimento de água às famílias é precário e feito por meio de poços rasos de grande diâmetro, açudes e captações superficiais por meio de roda d’água, os quais não possuem nenhuma forma de tratamento adequado.

“Estamos felizes por mais essa conquista. Sabemos que essa é uma reivindicação antiga que começa a ganhar forma com o apoio da Ministra Tereza Cristina que sempre foi uma parceira de Bandeirantes como deputada federal. Essa é mais uma oportunidade de desenvolvimento econômico e social para a nossa gente”, destacou o prefeito que prepara um grande evento público para anunciar os investimentos nos assentamentos. 

Cronograma do projeto

No assentamento Roda Viva, será ativado um poço perfurado pela FUNASA em 2017, com capacidade de produção de 21m³/h, será instalado um reservatório e implantado 13 quilometros de rede de distribuição de água. Serão executadas ainda 100 ligações domiciliares, inclusive com base concretada, instalação de kit cavalete e ramal predial em PEAD. Esta obra estima atender cerca de 400 habitantes após sua conclusão. 

No assentamento Vida Nova, o poço já perfurado será ativado. As ligações domiciliares nos lotes estão previstas para a segunda etapa que deve acontecer ainda este ano.