Oferecer educação de qualidade as crianças que vivem na zona rural de Bandeirantes, gerar emprego, oportunidades e desenvolvimento social, além de encurtar distâncias e melhorar a qualidade de vida dos estudantes que vivem na zona rural do município. Esse é o projeto Escola no Campo que vem ganhando forma na zona rural de Bandeirantes e já começa a beneficiar estudantes de três assentamentos.. O esforço do prefeito Álvaro Urt, DEM, está sendo reconhecido pelos trabalhadores da Agricultura Familiar que neste fim de semana se uniram numa grande manifestação de apoio e juntos promoveram uma ação de limpeza da sede do Assentamento Matão do Incra, onde vai funcionar este ano uma extensão escola municipal José de Anchieta e que vai atender crianças jovens e adultos que moram nos Assentamentos Matão, Vida Nova e Nova Esperança.
O projeto que começa a ganhar forma em Bandeirantes vai atender este ano cerca de 40 estudantes que antes precisavam acordar de madrugada e enfrentar até 80 quilômetros de percurso para ir e voltar da escola na cidade. Muitos precisavam acordar as 3 horas da manhã e só retornavam para o assentamento, no meio da tarde. Com a escola funcionando perto de casa, essa situação deixará de existir.
O Secretário Municipal de Educação, Marcos Paschoalim, tem acompanhado de perto as obras e buscado apoio do Estado na viabilização do projeto. “Não foi fácil conseguir autorização e recursos para dar forma a essa escola, mas fizemos nossa parte dentro das regras e normas e conseguimos antecipar essa ação em pelo menos um ano. Escola no Campo é um direito dos estudantes e vamos continuar trabalhando para levar esse benefício a mais regiões”, destacou o Secretário
Para o prefeito Álvaro Urt, esse modelo deve ser levado a todos os assentamentos de Bandeirantes. “Estamos iniciando pelo Assentamento Matão devido a facilidade de implantação e por questões estratégicas também. Estamos buscando viabilizar agora uma ligação com o assentamento Roda Viva, o que deve beneficiar ainda mais estudantes. Nosso objetivo é oferecer educação de qualidade com qualidade de vida aos nossos meninos e meninas que vivem na zona rural de Bandeirantes”, destacou o prefeito.
Ação de apoio

Neste fim de semana, pais, mães e voluntários se uniram e promoveram uma grande ação de limpeza da sede do Assentamento Matão onde a prefeitura já finaliza as obras da futura escola que vai beneficiar diretamente cerca de duzentas famílias da Agricultura Familiar. A implantação da escola vai gerar emprego para os trabalhadores já que para funcionar, será preciso o apoio de merendeiras, monitores, pessoal para promover a limpeza e o transporte dos alunos entre os assentamentos. Com o benefício, os estudantes vão percorrer no máximo 5 quilômetros para chegar até a unidade escolar. Alguns poderão ir a pé para a escola, algo impossível até ano passado. O Assentamento Matão fica localizado a 40 quilômetros da área urbana de Bandeirantes.