Intervenção da prefeitura e Câmara evitou fechamento de escola estadual em Bandeirantes

A Secretaria de Educação do Estado está promovendo uma série ajustes na estrutura mantida pelo Governo em diversas cidades de Mato Grosso do Sul. Quatro Unidades Escolares já foram fechadas em Campo Grande e na cidade vizinha de Camapuã. O fechamento da Escola Estadual João Ribeiro Guimarães também fazia parte do processo de reordenamento, mas a intervenção do prefeito Àlvaro Urt e dos vereadores no processo, impediu o fechamento da escola este ano. Um termo de parceria foi estabelecido entre governo e prefeitura e permitiu que a Unidade Escolar continue recebendo os estudantes no regime de gestão compartilhada. Àlvaro Urt destacou também como positiva a mobilização da comunidade estudantil que foi para as ruas e chamou a atenção para o problema.

“O fechamento das escolas faz parte de um programa comandado pelo Governo do Estado e não pela Prefeitura de Bandeirantes. A medida visa promover economia para os cofres do Governo. Varias cidades não conseguiram evitar o fechamento de escolas, mas nós conseguimos negociar e manter a estrutura operando e vamos inclusive aproveitar melhor a estrutura do local. Vamos continuar defendendo a permanência do João Ribeiro Guimarães aqui na cidade. A nossa gestão tem compromisso com a educação de qualidade”, enfatizou o prefeito.

O governo justificou o reordenamento, alegando que está havendo um repasse lento do ensino fundamental para que fiquem sob a responsabilidade dos municípios e com isso surgiu a necessidade de se promover a otimização de espaços. Algumas as unidades que tiveram as atividades encerradas na capital e em Camapuã, funcionavam em prédios públicos. Esses prédios agora vazios devem ser reutilizados pelo estado para alocar serviços como de segurança e justiça.

Os vereadores de Bandeirantes também exerceram papel importante no processo de negociação com a Secretária de Educação Maria Cecília Amendola da Mota e buscando o apoio do Parlamento estadual. O Secretário municipal de Educação, Marco Antônio Paschoalim e a equipe da secretaria trabalham na elaboração e devem divulgar nos próximos dias, o calendário escolar e os ajustes que precisaram ser feitos para manter viva em Bandeirantes, a Escola João Ribeiro Guimarães.