NOTA DE ESCLARECIMENTO – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA

A Secretária de Saúde do Município de Bandeirantes vem a público para manifestar sobre a matéria divulgada nas redes sociais com o título “peregrinação: Família denuncia descaso na saúde antes de descobrir tumor em criança de 3 anos”. Preliminarmente frise-se que , é solidária família pelo Infortúnio que atingiu o pequeno Miguelzinho , situação indesejada e penosa para família e especialmente à criança , mas creio que com ajuda de Deus tudo se encaminhará para o bem. Quanto ao que diz a matéria de que o Infante ao passar por consultas médicas tinha diversos Diagnósticos como “gripe , tosse , verme , gases e pneumonia” conforme afirma o irmão do menor , note-se que sempre teve assistência médica e não se negou atendimento quando buscado na Rede Pública de Saúde , de modo que o diagnóstico preciso só aconteceu posteriormente em razão da evolução do quadro que por muitas vezes se manifestou com sintomas descritos acima. É certo que o corpo Clínico teria encaminhado a criança para atendimento especializado , visto que no Município a atenção à saúde se dá no âmbito de baixa complexidade , não que isso tire a responsabilidade de encaminhar aos centros especializados , o que tem sido prática do hospital e desta secretaria , que não só consegue a vaga mas oferece transporte e medicamentos.

Quanto a informação de que “segundo divulgado pelos amigos da família , houve contato com a Secretaria de Saúde de Bandeirantes , mas ninguém atendeu o telefone” , não tem procedência , pois a equipe de administrativos estão sempre à disposição da população e atende todas as ligações , inclusive fora do expediente ou mesmo na residência dos servidores quando se encerra o expediente. Não é prática dessa administração deixar a população desassistida , pelo contrário há um esforço para realizar assistência permanente a todos que necessitam dos serviços de saúde. No trecho em que a família ataca esta secretária dizendo ” quero agradecer a que a Sra. Secretária pela indisposição , falta de ética moral , em me dizer que os médicos fizeram que estava ao alcance deles e a disposição…( sic ), esclarece que nunca foi procurado pela família ou disse tais palavras , mas entende a dor que a família está passando e por tal razão compreende o desabafo embora em nada crescente para solução do caso.

Diante das duras palavras e ataques que vem sofrendo ,esclarece a população sobre os acontecimentos e se coloca à disposição da família para as demandas que surgirem durante o tratamento e preconizadas no Sistema Único de Saúde.

Atenciosamente

Rosa Maria Bortolini Secretária Municipal de Saúde Pública