A equipe da ESF I (Estratégia Saúde da Família) realizou as ações do grupo de Hiperdia na Igreja Católica Nossa Senhora das Dores, com aferição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar, medidas antropométricas e orientação e troca de receitas.
O grupo recebeu as orientações sobre práticas exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida e manter a pressão e a glicemia nos parâmetros normais com os profissionais de fisioterapia Alessandro Alves e Mariana Altissimo, e realizaram alongamentos físicos.
Também houve orientações sobre alimentação saudável com a nutricionista Iria Niedermeyer e troca de receitas médicas com o médico Argenis Castillo.
Os grupos de Hiperdia destinam-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados, além de contribuir para a qualidade de vida dos pacientes.